Mutirão retira aproximadamente 26 toneladas de resíduos em residência da Zona Leste
Poços de Caldas, MG – Durante os últimos dias, a secretaria de Saúde por meio dos Agentes de Endemias, em parceria com a secretaria de Serviços Públicos e Cooperativa Ação Reciclar realizaram um mutirão para retirada de resíduos de uma casa na Zona Leste da cidade.
Ao todo foram retirados da casa 12 toneladas de materiais recicláveis e, aproximadamente, 14 de materiais inservíveis que foram para o aterro. Dentre os materiais retirados estavam móveis velhos, entulhos, lixo, madeira, roupas, eletrônicos, eletrodomésticos estragados, plástico no geral e ferro.
Foram utilizados 2 caminhões (um da própria prefeitura e outro da cooperativa) para transporte dos materiais retirados. Ao todo foram necessárias 4 viagens até o aterro para descarte dos materiais inservíveis e 6 viagens até a cooperativa de reciclagem.
De acordo com o Supervisor Geral do Programa de Controle Vetorial, Robson Rodrigues dos Santos, este tipo de trabalho tem como objetivo ” ações que eliminam possíveis criadouros para o mosquito Aedes aegypti e também reduzindo a possibilidade de aparecimento de animais cinantrópicos como ratos, escorpiões, baratas e outros. Vale ressaltar que o transtorno de acumulação é um problema de origem psicológica, na maioria das vezes, e necessita de acompanhamento de um profissional capacitado para o devido tratamento.”
O coordenador da Vigilância Ambiental, Jorge Miguel Ferreira do Lago destacou a importância da parceria. “A Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde deixa aqui um enorme agradecimento à equipe da Secretaria de Serviços Públicos e à equipe da cooperativa Ação Reciclar. A parceria destas equipes tem sido de grande importância para o desenvolvimento das atividades de retirada de materiais em casas de acumuladores, demonstrando que a intersetorialidade é uma ferramenta valiosa no atendimento à saúde e bem-estar da população.”
Casos que mereçam a visita dos agentes de endemias podem ser registrados na Ouvidoria Municipal de Saúde, pelo 0800-283-0324. O atendimento com ligação gratuita, é de segunda a sexta, das 8h às 17h. O contato também pode ser feito pelo telefone da Vigilância Ambiental, que é o 3697-59