servi2

Servidores elaboram pauta do Acordo Coletivo 2023/2024

Data da Publicação:

07/03/2023

Poços de Caldas, MG – Servidores públicos municipais deram início às discussões para elaboração da pauta do Acordo Coletivo 2023/2024. As cláusulas que integram o documento foram discutidas na noite de ontem (6), na Urca, durante assembleia geral extraordinária realizada pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Poços – Sindserv.

O documento final que será apresentado à prefeitura durante as rodadas de negociação é composto por cláusulas que se aplicam aos servidores da prefeitura, Águas Minerais Poços de Caldas, Departamento Municipal de Água e Esgoto, Autarquia Municipal de Ensino e Jardim Botânico.

Marieta Carneiro, presidente do Sindserv, explica que o acordo coletivo é um instrumento jurídico que estabelece as condições de trabalho e os direitos e deveres dos empregadores e empregados. “A importância do acordo coletivo é que ele estabelece regras e direitos que vão além do que é previsto pela legislação trabalhista. Isso significa que, ao estabelecer condições específicas para um determinado grupo de trabalhadores, ele pode garantir melhores salários, benefícios e condições de trabalho, bem como proteger os direitos dos trabalhadores”, diz.

Cláusulas

Além das cláusulas já contempladas no último acordo coletivo, esse ano servidores tentarão negociar reajuste salarial de 16,52%, sendo 5,93% referente ao repasse da inflação e 10,59% de ganho real, retroativos a 1º de março de 2023.

A possibilidade desse aumento sem ferir a Lei de Responsabilidade Fiscal foi atestada pelo Dieese – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos. Quanto ao vale-alimentação, atualmente em R$ 600, será negociado com o pedido da categoria de reajuste para R$ 950.

Entre as demandas levadas por servidores para compor a pauta, está o pedido para que guardas municipais voltem a acompanhar abordagens de agentes de atendimento emergencial da Promoção Social; cumprimento de leis que garantem a contratação de assistente social e psicólogo nas escolas municipais;  criação de canal para denúncias de assédio moral; inclusão de guarda municipal na segurança das escolas;revisão do plano de carreira de todos os servidores, entre outras.

 

Magistério

Esse ano, o magistério terá cláusulas próprias no acordo coletivo. É que, diante da defasagem salarial em relação ao piso nacional, será necessário esforço do Sindserv para corrigir a situação de servidores com salários abaixo do piso. Para os educadores, é preciso que o município adeque o plano de carreiras do Magistério, garantindo a correção anual da Lei. Eles reivindicam repasse imediato do índice de 43,69%.

Além disso, solicitam um supervisor para cada oito turmas; um eventual para seis turmas; diminuição do número de alunos por professor; eleição para coordenadores dos CEIs, entre outras cláusulas que vão compor o acordo coletivo.

Leia Também

Foto: PMPC/Divulgação

Obras da nova UBS do Jardim Country Club avançam

Poços de Caldas, MG - As obras da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Country Club seguem em ritmo acelerado. A estrutura do prédio já foi concluída e, nesta semana, foi realizado o enchimento da laje. Na próxima…
Foto: PMPC/Divulgação

Prefeitura intensifica ações de prevenção à febre amarela em pontos turísticos

Poços de Caldas, MG - Com o objetivo de reforçar as ações de prevenção à febre amarela, a Prefeitura de Poços de Caldas promoveu, por meio das secretarias de Saúde e Turismo, uma reunião com representantes da Citur – empresa…
Foto: Divulgação

Educação Integral desenvolve ações sobre o Dia Nacional de Combate ao Bullying

Poços de Caldas, MG - Na última segunda-feira, 7 de abril, o PMJ (Programa Municipal da Juventude) e as Escolas em Tempo Integral se uniram em uma importante mobilização pelo combate ao bullying. Ao todo, cerca de 2.300 estudantes dos…
Foto: Paulo Vitor/Mantiqueira

Poços promove conferência para fortalecer direitos da pessoa idosa

Poços de Caldas, MG – Nesta sexta-feira, 11 de abril de 2025, o Espaço Cultural da Urca foi palco da 6ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. Com o tema central “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por equidade, direitos…
Foto: Paulo Vitor/Mantiqueira

​GAAPO celebra um ano de parceria com a Prefeitura e anuncia expansão dos serviços a pacientes oncológicos​

Poços de Caldas, MG - O Grupo de Assistência e Apoio ao Paciente Oncológico (GAAPO) comemorou, nesta semana, o primeiro ano de parceria formalizada com a Prefeitura de Poços de Caldas, por meio das secretarias de Saúde e de Assistência…
Foto: PMPC/Divulgação

Horto Municipal produz mais de 8 mil mudas no primeiro trimestre de 2025

Poços de Caldas, MG - O Horto Municipal Armando Mendes, fundado na década de 1930, tem desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento ambiental de nossa cidade. Sua primeira missão foi fornecer plantas para os jardins da área central, ao redor…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!