Morre em Salvador o compositor e humorista Juca Chaves, aos 84 anos
Salvador, BA – No sábado, dia 25, faleceu o compositor e humorista Juca Chaves. Com 84 anos de idade, ele estava internado no Hospital São Rafael, em Salvador (BA) e, segundo o portal Bahia Econômica, o artista veio a óbito às 22h30.
Juca nasceu no Rio de Janeiro, mas adotou a capital baiana como sua morada há algumas décadas. Ele residia no bairro de Itapuã. O compositor deixa a esposa Yara, com quem estava casado desde 1975, e as duas filhas adotivas, Maria Morena e Maria Clara.
Formado em música clássica, Jurandyr Chaves, nome original de Juca, iniciou sua carreira em 1955 na TV Tupi. Ele ficou conhecido como “Menestrel Maldito”, apelido dado pelo também compositor Vinícius de Moraes. O humorista era famoso por seu humor ácido, sendo os políticos seus principais alvos. Algumas de suas principais músicas incluem “Por Quem Sonha Ana Maria?” e “Cúmplice”. Juca era um torcedor fanático do São Paulo Futebol Clube e chegou a homenagear o time com uma marchinha.
Em 2006, Juca Chaves candidatou-se ao Senado pela Bahia, pelo extinto PSDC. Na ocasião, ele fez poesias para pedir votos, mas acabou perdendo a eleição. Seu slogan era: “Desta vez, baiana gente, baiano de toda cor, o seu voto inteligente, com justiça e com amor, não será voto comprado se tivermos, no Senado, Juca Chaves senador”.
Com sua partida, Juca Chaves deixa um legado imenso para a música e humor brasileiros, tendo sido um dos mais importantes e influentes artistas de sua geração.