Polícia Militar apreende punhal na mochila de aluno em escola de Poços
Poços de Caldas, MG – Na manhã desta terça-feira, 11, a Polícia Militar foi recebida pela direção da Escola Municipal Pedro Afonso Junqueira, localizada na Rua Hematita, bairro Jardim Kennedy, em Poços de Caldas, por causa uma denúncia de que um aluno estava portando um punhal dentro da sala de aula . Imediatamente, uma equipe da Polícia Militar deslocou-se a escola e realizou contato com a direção do estabelecimento de ensino.
O diretor da escola relatou que ao passar pelas salas tranquilizando os alunos sobre possíveis ataques criminosos, um deles indicou que um aluno estava com uma faca na mochila. O diretor, então, entrou em contato com o aluno em questão, que entregou o punhal. Ao ser questionado sobre o motivo de portar a faca na escola, a criança afirmou que estava com medo de um possível ataque e queria se defender.
O punhal foi apreendido e a criança foi entregue ao seu responsável, uma representante legal de 55 anos. O aluno é do sexo masculino, tem 10 anos. A solicitação foi feita pelo diretor escolar, um homem de 34 anos. O fato ocorreu às 11h19min desta terça-feira, 11.
Fake
Familiares de crianças e adolescentes em idade escolar vivem dias de angústia nas últimas duas semanas, após casos de ataques e invasões a escolas pelo país. Diariamente, eles vêm recebendo fake news em seus celulares. São falsas informações enviadas por mensagens de texto ou áudio com ameaças que passam a ser compartilhadas em grupos, listas de transmissão ou nas redes sociais, gerando pânico e provocando o chamado “efeito contágio”.
Ao compartilhar as fakes news, pais, mães e toda a comunidade escolar estão, sem querer, alimentando o sentimento de medo e incentivando o surgimento de novos casos.
Para evitar o chamado “efeito contágio”, que estimula novas ocorrências, as Secretarias Municipais de Educação, Defesa Social e Comunicação Social contam com a colaboração da sociedade e da imprensa local e regional, no sentido de informar sem causar pânico.
Os casos registrados nas escolas da cidade, que envolvem ameaça e porte de facas e canivetes, seguem sendo monitorados e todas as providências cabíveis já foram tomadas, com o acionamento das Forças de Segurança, Conselho Tutelar e famílias. As Forças de Segurança vêm atuando, de maneira conjunta, no serviço de inteligência e monitoramento de possíveis movimentações no mundo digital, inclusive nas redes sociais.
Além disso, desde a última segunda-feira (10), o trabalho de ronda escolar foi intensificado pela Guarda Civil Municipal, em apoio à Operação de Proteção Escolar da Polícia Militar de Minas Gerais.
O objetivo é prevenir e coibir qualquer ato de violência dentro e nas imediações das escolas, visando atuar na sensação de segurança de toda a comunidade escolar e da população, de forma geral.
Em caso de denúncia, entre em contato com a Polícia pelo 190!