Editorial_Esquerda_8

Esquerda

Data da Publicação:

08/05/2023

A guinada à esquerda em países da América Latina parece ter tido um custo econômico significativo para a região, com indivíduos de alto poder aquisitivo retirando grandes fortunas e aportando dinheiro em território norte-americano para evitar perder seus patrimônios financeiros. Essa fuga de capitais pode ser atribuída em parte às políticas econômicas adotadas por governos socialistas da região, como da Colômbia, da Argentina, do Chile, do México e do Brasil. Conforme reportado pelo Instituto Internacional de Finanças (IIF), o fluxo de retirada das grandes fortunas em 2022 foi o maior em dez anos. Investidores ricos, bem como aqueles de classe média, estão procurando um “plano B” no caso de mais turbulências econômicas e políticas na região.
No Brasil a esquerda não parece se importar com estes movimentos e está focada na política dos gastos públicos sem limites. Na Argentina o caixa não suportou os saques.

Leia Também

foto-stf-editorial-15-04-25

STF em xeque

Recente pesquisa divulgada pelo Instituto Opinião revela um dado preocupante para a democracia brasileira: quase 50% dos brasileiros afirmam não confiar no Supremo Tribunal Federal (STF). O levantamento, realizado com 2 mil pessoas em todas as regiões do país, e…
foto-editorial-estagnacao-14-04-2025

Estagnação

A economia brasileira iniciou o ano de 2025 com sinais de cansaço. Segundo o Monitor do PIB, estudo mensal elaborado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV), o Produto Interno Bruto (PIB) do país ficou estagnado (0%)…
foto-fuga-capitais-12-04-2025

Fuga de capitais

O descontrole fiscal e a insegurança jurídica que marcam o cenário brasileiro têm produzido efeitos cada vez mais nocivos à economia. Uma das consequências mais alarmantes é a evasão de divisas do país, fenômeno que, no primeiro trimestre de 2025,…
Foto: Agência Minas/Divulgação

Mercado de trabalho

O mês de fevereiro trouxe boas notícias para o mercado de trabalho em Minas Gerais. Com saldo positivo de 52.603 novos postos formais, o estado se destacou nacionalmente, registrando o segundo maior número de vagas criadas no país, o equivalente…
Foto: Agência Brasil/Divulgação

O peso dos juros

A divulgação das Estatísticas Monetárias e de Crédito pelo Banco Central, nesta quarta-feira (9), escancarou uma realidade que afeta diretamente o cotidiano de milhões de brasileiros: a escalada dos juros bancários. Em fevereiro, a taxa média cobrada das famílias e…
foto-desafio-editorial-08-04-25

Desafio fiscal

  As contas públicas brasileiras encerraram o mês de fevereiro de 2025 no vermelho, com um déficit primário de R$ 18,973 bilhões. Os dados divulgados pelo Banco Central nesta terça-feira (8) reforçam a complexidade do cenário fiscal nacional. O resultado,…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!