colu

Escolas Cívico-Militares

Data da Publicação:

17/10/2019

O Projeto Escola Sem Partido e o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares bebem da mesma fonte ideológica e ambas pressupõem a censura ao professor. Ambas também negam a relação entre nossos pífios indicadores educacionais e nossa grave, persistente e histórica desigualdade social. Em outras palavras, baixo rendimento escolar e injustiça social fazem parte da mesma problemática. E olha que não precisa ser nenhum gênio para entender isso. Por esse ângulo, e desconheço outro que valha a pena me debruçar, “escola sem partido” e “escolas cívico-militares” não são apenas propostas obtusas ou aberrações que nenhum especialista em Educação pública leva a sério, são piores ainda, pois se mostram verdadeiros atentados contra a Educação e seus profissionais. Muito provavelmente por isso, os que se põem na linha de frente dos ataques à Educação pública são pessoas que desconhecem o significado concreto do termo “Educação”, pessoas que nunca praticaram a docência, salvo algumas exceções de praxe que insistem em cultuar a Idade das Trevas. Especificamente sobre o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, acreditar que a “salvação” da Educação está em militares impondo disciplina em sala de aula podando a autonomia do sujeito, é embarcar numa nau sem rumo e ao mesmo tempo cair na tentação de atacar de forma frontal todo o professorado chamando-o indiretamente de incompetente, negando todo o contexto sociocultural e econômico em que a criança/adolescente está inserida e sua perspectiva de mundo
Em suma, é jogar todo o projeto político-pedagógico na lata do lixo e deixar a Educação nas mãos de quem foi treinado para lidar com segurança pública e não com métodos pedagógicos. Ademais o projeto de escolas cívico-militares, além de desrespeitoso para com todos os profissionais da Educação e com a comunidade atendida, é extremamente nebuloso, pois nem o MEC consegue responder dúvidas simples como: quem de fato ficará a cargo da gestão escolar, o corpo docente ou os militares (?) ou como serão aplicados os recursos (?) — previsão de 1 milhão por escola. Não deixa de ser elucidativo que ao mesmo passo em que o governo federal corta recursos de universidades e institutos federais, diminui recursos para bolsas científicas, cancela cursos de formação para professores e veta a contratação de psicólogos e assistentes sociais em escolas públicas, o mesmíssimo governo insista num modelo sem precedentes, ao menos em países com a qualidade da Educação pública melhor que a nossa. Ao invés de nos debruçarmos sobre o que está dando certo no Ceará onde 55 escolas públicas de ensino médio estão entre as 100 melhores do país, ou analisar o que podemos adaptar dos Institutos Federais, onde os resultados são palpáveis, para realidade poços-caldense, ou simplesmente compreender todo o projeto de convivência ética que vem sendo implantado nas escolas municipais — projeto radicalmente oposto do pretendido pelas escolas cívico-militares — preferimos adentrar numa nau sem rumo, capitaneada por inquilinos da Casa de Orates. Termino prestando minha solidariedade à colega professora Flávia Vivaldi que tomou a única atitude digna que se poderia esperar de alguém que vê a Educação como um todo e não deixa de lutar por seus ideais.Hudson Luiz Vilas Boas, professor de Sociologia da rede estadual, especialista em Filosofia Contemporânea e em Gestão Escolar, ex-secretário municipal de Cultura (2017-2019)

Leia Também

foto-professores-14-04-25

Professores recebem Cartilhas de Atividades do livro “Constituição em Miúdos”

Poços de Caldas, MG - Professores da rede pública de ensino receberam, na última semana, as Cartilhas de Atividades do livro “Constituição em Miúdos”, da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Poços de Caldas. Foram distribuídos 1.800 exemplares que…
edi_cidade_29

Páscoa e Tiradentes: Confira o que abre e fecha no feriado prolongado

Poços de Caldas, MG - Por conta da Semana Santa e do feriado de Tiradentes, o expediente das repartições públicas será alterado. Na Prefeitura (Centro Administrativo) o expediente vai aé esta quarta-feira (16) e retorna na próxima terça (22), lembrando…
foto-capacitacao-Miguilim-15-04-25

Capacitação sobre Programa Miguilim reúne profissionais de educação

Poços de Caldas, MG - A capacitação, realizada na manhã desta terça-feira, 15 de abril, no auditório do Centro Administrativo, reuniu cerca de 80 profissionais da educação. O conteúdo foi ministrado pelas equipes das Secretarias de Educação e Saúde. O…
foto-causa-animal-15-04-25

Prefeitura de Poços reforça a importância da guarda responsável de animais

Poços de Caldas, MG - A Prefeitura de Poços de Caldas, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, reforça o compromisso com o bem-estar animal e a conscientização da população sobre a importância da guarda responsável de cães e gatos.…
foto-marcela-racial-14-04-25

Poços participa da primeira reunião com a equipe do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial

Poços de Caldas, MG- Na última segunda-feira (14), a equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social participou da primeira reunião com o Ministério da Igualdade Racial, dentro do processo de adesão do município ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade…
Foto: PMPC/Divulgação

Castração gratuita garante saúde e bem-estar dos pets em Poços de Caldas

Poços de Caldas, MG - A castração de cães e gatos é um procedimento essencial que traz diversos benefícios à saúde e ao bem-estar dos animais. Além de melhorar a qualidade de vida dos pets, também contribui para o controle…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!