Peso
No Brasil, a burocracia tributária impõe um ônus considerável às empresas, tornando o tempo médio de trabalho necessário para se organizar e pagar os impostos o mais alto em todo o mundo. Segundo os dados mais recentes do Banco Mundial, cada empresa local precisa dedicar, em média, 1,5 mil horas por ano para lidar com a carga tributária.
Esses números colocam o Brasil em uma posição de destaque no ranking global da instituição, sendo o país com o maior número de horas de trabalho necessárias para estruturar o pagamento de impostos. Em comparação, a Bolívia ocupa a segunda posição, com cerca de mil horas anuais, aproximadamente 500 horas a menos do que os brasileiros.
Esses dados refletem a complexidade do sistema tributário brasileiro e a necessidade de esforços adicionais por parte das empresas para cumprir suas obrigações fiscais. A alta carga tributária e a burocracia envolvida têm impactos significativos na competitividade das empresas e na economia como um todo. Portanto, medidas para simplificar e agilizar o processo de pagamento de impostos são fundamentais para impulsionar o desenvolvimento econômico e reduzir a carga sobre as empresas no Brasil. Resta saber se o governo tem isto em mente, mas o que se nota é uma vontade política para criar novas cargas tributárias.