Detran-MG

Detran-MG admite dificuldades para o início da terceirização de vistorias em Minas

Data da Publicação:

27/05/2023

Belo Horizonte, MG – Durante um evento que reuniu mais de 800 empresários e autoridades governamentais na quinta-feira (25), o Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) admitiu ter dificuldades financeiras para concluir o processo. No III Encontro das Empresas de Vistoria, o diretor do Detran-MG expressou sua perplexidade com a paralisação do projeto. No entanto, após mais de um ano de investimentos e já próximo ao fim do processo de credenciamento, muitos empresários estão desistindo ou se endividando enquanto veem o sonho da terceirização perder a perspectiva.

Atualmente, o Detran-MG é responsável pela atividade de vistoria veicular no estado, mas o processo de credenciamento de empresas para terceirizar o serviço começou no ano passado. Além de tornar o serviço mais rápido, com menos burocracia e sem sobrecarregar o cidadão, os valores foram tabelados pelo governo de Minas, o objetivo é realocar os policiais civis que atualmente realizam as vistorias para a investigação criminal. A operação das empresas deveria ter começado em abril, mas o projeto travou nas etapas finais, com as próximas agendas sendo canceladas.

Durante o evento, a sensação geral foi de desânimo. “O representante do governo literalmente pediu desculpas. Ele olhou para 80% dos empresários de empresas de vistoria e admitiu que o governo está enfrentando problemas financeiros para manter o projeto”, relata Natália Cazarini, presidente do Sindicato das Empresas de Vistorias de Identificação Veicular e Motores (Sindev-MG). Quem representou o governo de Minas no evento foi o secretário executivo de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Guilherme da Cunha, que também é coautor do projeto. Ele reconheceu as dificuldades relacionadas à implementação do serviço. “Temos um aumento de despesas para o estado, mas não queremos que isso se reflita em um aumento de despesas para o cidadão. Estamos trabalhando para resolver os problemas tecnológicos e de financiamento”, afirma.

A presidente do sindicato acredita que o projeto se baseou em uma portaria detalhada, com preços tabelados para o serviço, e, portanto, não deveria haver problemas de pagamento. “O processo de pagamento de impostos seguirá o mesmo, apenas para aqueles que possuem veículos. O cidadão pagará o mesmo valor. Portanto, os recursos deveriam estar garantidos”, reclama Natália Cazarini.

Foto: Divulgação Detran-MG

Leia Também

Foto: Divulgação

Espetáculo “Pelos Caminhos do Gólgota” será apresentado hoje em Poços de Caldas

Poços de Caldas (MG) – Uma das mais tradicionais encenações da Semana Santa no sul de Minas Gerais, o espetáculo “Pelos Caminhos do Gólgota” retorna em 2025 com a proposta de emocionar e refletir sobre os valores da vida, fé…
Foto: Divulgação

Oficina gratuita com Dani Alvisi discute curadoria e estratégias para festivais culturais

Poços de Caldas, MG - Em 2024, Daniela Alvisi, artista visual, arte-educadora e produtora cultural, esteve como assistente de produção convidada do 13º Festival Artes Vertentes – Festival Internacional de Artes, em Tiradentes. Participou da rotina intensa de um dos…
Foto: PMPC/Divulgação

Prefeitura recebe representantes da juventude para discutir avanços no Conselho Municipal

Poços de Caldas, MG - Na última quarta-feira, dia 9, os membros do Conselho Municipal da Juventude se reuniram com o prefeito Paulo Ney, o secretário municipal de Governo, José Carlos Zanetti, e o diretor do Departamento de Parcerias e…
Foto: PMPC/Divulgação

Prefeitura e Unifal assinam Protocolo de Intenções para desenvolvimento de projetos

Poços de Caldas, MG - A Prefeitura de Poços de Caldas e a Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) oficializaram, nesta quarta-feira (16), a assinatura de um Protocolo de Intenções que marca o início de uma parceria estratégica voltada para o…
Foto: Divulgação

Alcoa Poços de Caldas lança edição 2025 do Programa Cultivando a Mata Atlântica

Poços de Caldas, MG - A Alcoa Poços de Caldas acaba de iniciar a edição de 2025 do Programa Cultivando a Mata Atlântica, que promove a educação e sensibilização ambiental para estudantes da rede pública de Poços e região. As…
Foto: Divulgação

Mutirão de cirurgias atende mais quarenta pacientes

Poços de Caldas, MG - A Santa Casa de Poços de Caldas realizou, neste último final de semana (12 e 13 de abril), a 3ª rodada do mutirão de cirurgias, em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!