Publicado resultado do Edital Secult “Identidade Feminina – Arte e Cultura”
Poços de Caldas, MG – Foi divulgado no Diário Oficial do Município desta terça-feira (20) o resultado da análise do Edital nº 3/2023 – Identidade Feminina – Arte e Cultura, da Secretaria Municipal de Cultura. O edital busca selecionar propostas destinadas à composição da programação do Festival Identidade Feminina, evento inédito que será realizado nos dias 25, 26 e 27 de agosto de 2023, no Espaço Cultural da Urca.
A iniciativa visa atuar no enfrentamento de desigualdades históricas e destacar a participação feminina nas artes, incentivando e fomentando as produções culturais locais produzidas por e para pessoas que se identifiquem com a identidade feminina.
Foram recebidas 62 inscrições. Os recursos orçamentários previstos no edital foram suficientes para a aprovação das 36 propostas que mais atenderam aos critérios do edital, nas áreas de música; artes cênicas; artes visuais, plásticas e artesanato; cortejos; literatura, audiovisual e artes integradas. “Para este edital, inédito em âmbito local, a Comissão de Seleção e Organização levou em conta o protagonismo das mulheres nas propostas, avaliando a relevância para o cenário cultural, apresentação e detalhamento, potencial, capacidade e histórico de realizações da equipe. Propostas com equipes compostas integralmente por mulheres também receberam pontuação maior. A qualidade das propostas ficou evidente durante o processo de análise, tendo sido aprovadas as 36 com maior pontuação em suas linguagens artísticas, de acordo com os recursos disponíveis”, destaca a assessora de Fomento e Incentivo à Cultura, Lavínia Du Valle.
O Festival Identidade Feminina será realizado nos dias 25, 26 e 27 de agosto de 2023, no Espaço Cultural da Urca. “Serão três dias durante os quais será possível valorizar e destacar a presença feminina na intensa produção cultural local. As pessoas que se identificam com o gênero feminino vão ocupar o Teatro Benigno Gaiga, a Galeria Malala Prezia, o Salão Bruno Filisberti e a Praça Getúlio Vargas, com propostas musicais, de artes cênicas, artes visuais, plásticas e artesanato, cortejos, literatura, audiovisual e artes integradas”, ressalta a diretora de Políticas Culturais da Secult, Marianna Gonçalves de Carvalho.A Portaria Secult nº 16/2023, que contém as propostas pré-selecionadas, propostas não aprovadas e desclassificadas, pode ser acessada no Diário Oficial do Município desta terça-feira, no site da Prefeitura www.pocosdecaldas.mg.gov.br ou neste link https://encurtador.com.br/lszAL.
As propostas pré-selecionadas se tornarão objeto de contratação após a apresentação de todos os documentos necessários para a efetivação da mesma. No caso da falta de algum documento solicitado pela Secult para contratação, a proposta poderá ser desclassificada. As contratações e agendamentos das apresentações acontecerão a partir de contato feito pelas técnicas da Secult por e-mail ou whatsapp