Participação das instituições assistenciais na festa de São Benedito mantém tradição
Poços de Caldas, MG – Após 3 anos paralisada por conta da pandemia, a centenária Festa de São Benedito voltou a ser comemorada com programação cultural e religiosa, de forma presencial, na Praça da Capela de São Benedito, em Poços de Caldas. As entidades assistenciais de Poços de Caldas tiveram a concessão de autorização para uso das instituições a comercialização dos tradicionais doces na Festa de São Benedito deste ano de 2023, por meio da secretaria de Serviços Públicos. Na tarde desta segunda-feira(19) foi apresentado a prestação de contas da União das Entidades Assistenciais de Poços de Caldas (Uiapoc), no gabinete do prefeito.
Ao todo 11 instituições participam do evento realizado de 1º a 13 de maio que atuaram de forma conjunta na área externa vendendo os tradicionais doces como cocada, maça do amor, coquinho, frutas com chocolate, doce de leite, quebra-queixo, pé de moleque e tantas outras delícias que ficaram por conta das entidades assistenciais. Todas as 11 barracas venderam a mesma variedade de produtos e praticaram, também, os mesmos preços, onde os clientes compraram as fichas e escolheram onde saborear as delícias oferecidas.
Foram mais de 70 mil doces vendidos em 2023, mais de 100 voluntários por dia, com lucro líquido de mais de 213 mil reais divididos igualmente entre as 11 instituições que ainda giraram o comércio com as compras dos doces por terceirizados.
O relatório da Uiapoc foi recebido pelo prefeito, Sérgio Azevedo, com o secretário de Serviços Públicos, Celso Donato, e o adjunto, Anderson dos Santos. Os representantes das instituições, estão satisfeitos com o trabalho conjunto entre todos que vem dando frutos a todos. “Vamos usar esse dinheiro para mais investimentos nas instituições e reparos, sempre pensado no atendimento a população de Poços de Caldas.” ressaltou, Josiane Carvalho Vargas do Lago Coordenadora Aphas.
Participam da parceria este ano na Festa de São Benedito, o Asilo Vinha do Senhor, Gota de Leite Sinhá Junqueira Lemos, Casa do Caminho, Associação Bem Viver de apoio a Comunidade, Associação Beneficente Fonte de Vida Nova, Associação Criança Feliz, Casa do Menor Ednan Dias, Instituto A de apoio a Autistas e Famílias, Associação de Promoção Humana e Ação Social de Poços de Caldas, Associação Beneficente de Apoio a Comunidade e Associação Circulo de Arte com Ciência.
O secretário de Serviços Públicos, Celso Donato, ressalta que um trabalho conjunto que sempre dá resultados. “As instituições têm um papel fundamental em Poços de Caldas e mantém viva a tradição de uma festa que faz parte da cidade, gerando resultados para as instituições.”
O prefeito, Sérgio Azevedo parabenizou todos os envolvidos. ” Depois de 3 anos sem festa, ficamos muito satisfeitos com o resultado, trazendo ainda mais recursos para as paróquias e as instituições que colaboram com tantos serviços para a cidade.”