capoeira_23

Poços de Caldas ganha Dia Municipal da Capoeira

Data da Publicação:

23/06/2023

Poços de Caldas, MG – O prefeito Sérgio Azevedo instituiu o Dia Municipal da Capoeira. A data será comemorada em 13 de maio. A lei 9.715, publicada nesta quinta-feira (22) no Diário Oficial do Município, acrescenta dispositivo na lei 9.620, de 24 de agosto de 2022, para incluir no calendário comemorativo e de eventos de Poços de Caldas a nova data.

A comemoração é mais um incentivo ao esporte de matriz africana, presente em diversas atividades culturais e esportivas do município. Na cidade, há várias associações que promovem a prática da capoeira.

Para o mestre capoeirista Luiz Henrique de Souza, a instituição da data comemorativa vai ajudar a capoeira a ter ainda mais reconhecimento. “É bastante importante ter a confirmação da criação desta data que vai celebrar uma cultura que abrange mais de 160 países”, avalia.

A lei é de autoria do vereador Claudiney Marques.

História

A capoeira é uma expressão cultural afro-brasileira que mescla elementos de arte marcial, dança e música. Sua história remonta ao período colonial no Brasil, quando milhões de africanos foram trazidos como escravos durante o período da escravidão. A palavra capoeira significa “o que foi mata”, por meio da conexão dos termos ka’a (“mata”) e pûer (“que foi”). Alude às áreas de mata rasa do interior do Brasil, onde era feita a agricultura indígena. Os primeiros registros da capoeira datam do século 16. Os escravos traziam consigo tradições culturais, incluindo práticas de luta, que foram incorporadas à capoeira.

No entanto, a capoeira foi proibida pelas autoridades coloniais por estar associada à resistência e à rebelião por parte dos escravos. Por isso, os praticantes desenvolveram uma forma disfarçada de luta, incorporando elementos de dança e música, para evitar chamar a atenção das autoridades. Após a abolição da escravatura em 1888, a capoeira começou a ser praticada abertamente apesar de ainda enfrentar estigma e discriminação.

Na década de 1930, o mestre Bimba (Manuel dos Reis Machado) e o mestre Pastinha (Vicente Ferreira Pastinha) desempenharam papéis fundamentais na valorização e organização da capoeira. Mestre Bimba criou uma nova modalidade chamada “capoeira regional”, incorporando movimentos mais rápidos e acrobáticos. Mestre Pastinha, por sua vez, dedicou-se à preservação das tradições antigas da capoeira, criando a “capoeira angola”. Foi nessa época que a prática foi legalizada.

A partir da década de 1970, a capoeira ganhou reconhecimento e se espalhou pelo mundo. Muitos mestres e praticantes viajaram para difundir a arte marcial e cultural da capoeira, resultando em um interesse global crescente. Em 2008, a capoeira foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco, o que contribuiu para sua preservação e promoção. Hoje, a capoeira é praticada em todo o mundo, com academias, grupos e eventos.

Características
A capoeira reúne diferentes tipos de elementos do campo da musicalidade, luta, religiosidade, dança e costumes. Ela se consolidou enquanto forma de preservar as culturas ancestrais de seus praticantes, bem como de resistir à opressão vivenciada no contexto da escravidão. A capoeira é caracterizada pela da roda de praticantes e tocadores, pelos cantos, pelos instrumentos e pelos movimentos corporais. A música é um elemento essencial para a construção da prática corporal e de desenvolvimento da capoeira. Os diferentes toques executados nos diversos instrumentos, como o berimbau e o atabaque, junto ao coro e o compasso das palmas, compõem a musicalidade da manifestação cultural. Entre os temas das letras musicais cantadas na capoeira estão as vivências das pessoas escravizadas e as divindades do candomblé.

Leia Também

Foto: Divulgação

Atleta Poços Caldense conquista 2º lugar geral nos 35k da Ultra Desafio UD Bertioga

Poços de Caldas, MG - O final de semana foi de superação e conquista!!! A atleta Fabíola Granato competiu na Ultra Desafio UD Bertioga, uma das provas mais desafiadoras do litoral paulista, Fabíola Granato brilhou ao conquistar o 2º lugar…
foto-escalada-18-04-25

Setor 35 é inaugurado e apresenta novo conceito de academia de escalada em Poços

Poços de Caldas, MG – Foi inaugurada no último sábado (12) a Academia de Escalada Setor 35, o mais novo espaço esportivo e cultural da cidade. A abertura oficial contou com um festival infantil e uma animada competição, atraindo participantes…
foto-zico0sergio-coopocos-18-04-25

Poços celebra 15 anos da Escolinha Zico 10/Coopoços e Mantiqueira relembra esta história de sucesso

Poços de Caldas, MG – Em 2010, um sonho começou a tomar forma nas mentes e nos corações de dois amigos: O professor de Educação Física André Oliveira e o ex-jogador Paulista. Ambos compartilhavam o desejo de contribuir com o…
foto-pocos-ativa-18-04-25

Poços Ativa promove saúde e bem-estar com aulas de funcional gratuitas

Poços de Caldas,MG- A Prefeitura de Poços de Caldas, por meio do programa Poços Ativa, segue promovendo qualidade de vida e bem-estar para a população com as aulas gratuitas de funcional. A atividade, realizada na Praça Municipal João Monteiro, é…
foto-volei-amistoso-17-04-25

Crescimento do vôlei em Poços é celebrado em amistoso entre projetos locais

Poços de Caldas, MG – O vôlei masculino de Poços de Caldas vem ganhando força e visibilidade, e na última segunda-feira (14/04), essa evolução pôde ser conferida de perto no Ginásio Isah Sarraf, durante um amistoso entre as equipes Expansão…
Foto: Divulgação

BMX Poços Clube se destaca na 2ª etapa do Campeonato Paulista com 35 atletas e 30 pódios em Americana

Poços de Caldas, MG - O BMX Poços Clube mais uma vez representou com garra e talento a cidade de Poços de Caldas na 2ª etapa do Campeonato Paulista de BMX Racing, realizada no último dia 13 de abril, na…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!