cap_29

Vereador apresenta Projeto de Lei para instituir a Capoterapia aos idosos

Data da Publicação:

29/06/2023

Poços de Caldas, MG – No intuito de promover o bem-estar e a saúde dos idosos, o vereador Wellington Guimarães é autor de um Projeto de Lei que propõe a instituição da Capoterapia como uma prática integrativa complementar. A iniciativa busca proporcionar aos idosos uma atividade física orientada, que utilize elementos da capoeira, e que promova a descontração e o resgate da memória do folclore nacional.
O projeto, após sua apresentação, seguirá para análise e discussão nas comissões pertinentes da Câmara Municipal. Caso seja aprovado nessas etapas, o próximo passo será a sanção do prefeito Sérgio Azevedo.
A proposta do vereador visa inserir a Capoterapia como uma prática interativa e complementar ao Sistema Único de Saúde (SUS) no município, além de integrá-la aos programas da Assistência Social por meio da Secretaria de Promoção Social. Com isso, pretende-se fortalecer o acesso dos idosos a essa terapia, que tem demonstrado benefícios para a saúde física e emocional.
A Capoterapia é fundamentada em princípios orientadores que abrangem a defesa da saúde pública, o respeito ao direito individual de proteção da saúde dos idosos e das pessoas com deficiência física, a promoção do bem-estar dos usuários e a complementaridade com outras profissões de saúde.
Para garantir a qualidade e a segurança dessa prática, o Instituto Brasileiro de Capoterapia (IBC) será reconhecido como instituição capacitada para o treinamento e formação dos profissionais da Capoterapia. No entanto, outras associações e entidades do Terceiro Setor legalmente formalizadas, habilitadas e capacitadas também poderão realizar o treinamento e a formação desses profissionais.
Cabe aos profissionais da Capoterapia a responsabilidade de praticar os atos pertinentes a essa terapia, respeitando as limitações pessoais de cada aluno e as determinações dos órgãos superiores da saúde e do trabalho. Eles devem exercer a Capoterapia com zelo, probidade e decoro, obedecendo aos preceitos éticos, morais, civis e à legislação vigente, além de preservar as tradições e os valores morais das práticas.
Caso o projeto seja aprovado e entre em vigor, a Capoterapia se tornará uma opção a mais para os idosos de Poços de Caldas, visando melhorar sua qualidade de vida e promover a saúde física e emocional. A iniciativa demonstra a preocupação do poder público em proporcionar alternativas terapêuticas inovadoras e inclusivas para a população idosa.

Leia Também

Foto: Divulgação

Deputado Cassio Soares e prefeito Paulo Ney alinham novas ações para Poços de Caldas

Poços de Caldas, MG- O deputado estadual Cassio Soares esteve ao lado do prefeito de Poços de Caldas, Paulo Ney, em uma série de compromissos no Sul de Minas nesta quinta-feira, 10 de abril. Entre as agendas, participaram da FELINJU,…
Foto: CMPC/Divulgação

Tiago Mafra cobra da Prefeitura relatório técnico que deve apontar soluções no transporte público

Poços de Caldas, MG - A Câmara de Poços aprovou um Requerimento, de autoria do vereador Tiago Mafra (PT), que pede esclarecimentos à Prefeitura sobre o transporte público. O parlamentar cobra a conclusão do relatório técnico que vem sendo elaborado…
Foto: CMPC/Divulgação

Escola do Legislativo realiza mais uma edição da Gincana do Saber

Poços de Caldas, MG - A Câmara Municipal de Poços de Caldas, através da Escola do Legislativo, realiza mais uma edição da Gincana do Saber, onde escolas do município participam de uma competição, unindo brincadeira e conhecimento. Baseado no livro…
Foto: CMPC/Divulgação

Alunos do curso de Direito da PUC Poços visitam a Câmara Municipal

Poços de Caldas, MG - A Câmara Municipal de Poços de Caldas recebeu, na última semana, alunos do curso de Direito da PUC Minas, campus Poços de Caldas, dentro do projeto Câmara em Visita. Acompanhados dos professores Virgílio Diniz Carvalho…
Foto: Divulgação

Câmara promove audiência pública sobre exploração de Terras Raras em Poços

Poços de Caldas, MG - A Câmara Municipal de Poços de Caldas realiza, no dia 16 de abril de 2025, quarta-feira, às 18h, uma audiência pública sobre Terras Raras no município, a pedido dos vereadores Diney Lenon (PT) e Tiago…
Foto: CMPC/Divulgação

Gestão de resíduos sólidos é tema de Requerimento aprovado pela Câmara

Poços de Caldas, MG - Como o objetivo de saber do Executivo como está estruturado o sistema de gestão de resíduos sólidos no município, o vereador Douglas Dofu (União) apresentou um Requerimento, assinado também pela vereadora Pastora Mel (União), questionando…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!