editoral_censo_29

Censo 2022

Data da Publicação:

29/06/2023

Os resultados do Censo 2022 divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam importantes mudanças na dinâmica demográfica do Brasil. Embora a população brasileira tenha crescido significativamente desde o último Censo em 2010, com um acréscimo de 12,3 milhões de indivíduos, é alarmante constatar que o país registrou a menor taxa média de crescimento anual desde 1872, alcançando apenas 0,52%.
O Centro-Oeste desponta como a região com a maior taxa de crescimento anual em todo o Brasil.. Em segundo lugar, encontra-se o Sul, com uma taxa de 0,74%.
O Sudeste, apesar de abrigar quase metade da população brasileira, registrou a segunda menor taxa de crescimento anual do país, atingindo apenas 0,45%. Com uma população de 84,8 milhões de habitantes, o Sudeste enfrenta desafios relacionados à estagnação demográfica. Essa tendência pode ser um reflexo de fatores como a migração para outras regiões, a diminuição da taxa de natalidade e o envelhecimento da população.
Dentre as capitais brasileiras, o Rio de Janeiro chama a atenção por ter uma diminuição populacional. A cidade perdeu cerca de 1,7% de seus habitantes, com uma redução de 109.023 pessoas. Outras capitais também enfrentaram declínio, como Fortaleza (-1%), Salvador (-9,6%), Belo Horizonte (-2,5%), Recife (-3,2%), Porto Alegre (-5,4%) e Belém (-6,5
Uma tendência observada nas últimas três edições do Censo é a diminuição do número de moradores por domicílio. Em 2000, a média era de 3,76 moradores por casa, em 2010 esse número caiu para 3,31, e em 2022, chegou a 2,79.
Diante desses dados, torna-se evidente a necessidade de análises mais aprofundadas sobre as causas e consequências dessas transformações demográficas.

Leia Também

foto-editorial-agro-18-04-25

Agro mineiro

Minas Gerais vive um momento emblemático no setor externo. As exportações do agronegócio mineiro acabam de alcançar o melhor trimestre de toda a série histórica iniciada em 1997, consolidando-se como a principal força da balança comercial do estado. Com uma…
foto-turismo-editorial-16-04-2025

Turismo mineiro

O volume de atividade turística em Minas Gerais cresceu 1,7% em fevereiro de 2025 na comparação com janeiro, conforme levantamento do Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio MG com base nos dados do IBGE. A alta representa uma retomada do…
foto-stf-editorial-15-04-2025

STF em xeque

Recente pesquisa divulgada pelo Instituto Opinião revela um dado preocupante para a democracia brasileira: quase 50% dos brasileiros afirmam não confiar no Supremo Tribunal Federal (STF). O levantamento, realizado com 2 mil pessoas em todas as regiões do país, e…
foto-editorial-estagnacao-14-04-2025

Estagnação

A economia brasileira iniciou o ano de 2025 com sinais de cansaço. Segundo o Monitor do PIB, estudo mensal elaborado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV), o Produto Interno Bruto (PIB) do país ficou estagnado (0%)…
foto-fuga-capitais-12-04-2025

Fuga de capitais

O descontrole fiscal e a insegurança jurídica que marcam o cenário brasileiro têm produzido efeitos cada vez mais nocivos à economia. Uma das consequências mais alarmantes é a evasão de divisas do país, fenômeno que, no primeiro trimestre de 2025,…
Foto: Agência Minas/Divulgação

Mercado de trabalho

O mês de fevereiro trouxe boas notícias para o mercado de trabalho em Minas Gerais. Com saldo positivo de 52.603 novos postos formais, o estado se destacou nacionalmente, registrando o segundo maior número de vagas criadas no país, o equivalente…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!