“Leia Mulheres Negras” da semana indica Cidinha da Silva
Poços de Caldas, MG – Dentro da Campanha Leia Mulheres Negras, o Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas de Poços de Caldas indica, nesta semana, a escritora mineira Cidinha da Silva. Nascida em Belo Horizonte em 1967, Maria Aparecida da Silva, seu nome de batismo, é graduada em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e, além de escritora, presidiu o Geledés – Instituto da Mulher Negra e foi gestora de cultura na Fundação Cultural Palmares.
Publicou 17 livros distribuídos pelos gêneros crônica, conto, ensaio, dramaturgia e infantil/juvenil. A crônica abriga 10 dos 17 livros de Cidinha da Silva, que abordam temas como raízes afro-brasileiras, ancestralidade negra, autoestima, autoconhecimento, feminismo e antirracismo. Outros temas que lhe despertam especial interesse são: morte, amor, futebol e política.
Entre as obras mais conhecidas de Cidinha da Silva estão “Um Exu em Nova York” (2006), “Racismo no Brasil e afetos correlatos” (2013) e “Africanidades e relações raciais: insumos para políticas públicas na área do livro, leitura, literatura e bibliotecas no Brasil” (2016). Seu trabalho literário tem sido amplamente reconhecido, tendo recebido diversos prêmios e homenagens ao longo dos anos.
Seu livro “Os nove pentes d’África” acompanha um avô contador de histórias que relembra sua ancestralidade e sua cultura africana, um livro sobre laços familiares e comunidade, com uma linguagem poética que prende o leitor até o fim. A obra está disponível para empréstimo na Biblioteca Centenário, no Espaço Cultural da Urca.
Já o livro “Kuami” está disponível para empréstimo na Biblioteca Júlio Bonazzi. A história acompanha o elefantinho Kuami e a sereia Janaína. Muita coisa acontece durante a aventura de Kuami, Janaína e seus amigos, mas eles conseguem superar tudo com perseverança e amizade.
Em Poços de Caldas, o Sistema de Bibliotecas Públicas está participando ativamente da campanha Leia Mulheres Negras, do Sistema Estadual de Bibliotecas de Minas Gerais. Toda semana, o @bibliotecaspublicasdepocos, perfil das Bibliotecas Públicas no Instagram, divulga uma autora negra, proporcionando aos leitores a oportunidade de valorizar as escritoras negras de todo o mundo.