editorial_modelo

Modelo

Data da Publicação:

15/07/2023

Após a aprovação do Novo Marco Legal do Saneamento em julho de 2020, o Brasil estabeleceu metas ambiciosas de universalização do setor, visando garantir que 99% da população tenha acesso à água potável e 90% tenha acesso ao tratamento e coleta de esgoto até 2033. No entanto, a realidade atual revela um cenário distante desses objetivos, com níveis de acesso aquém do desejado. Dados divulgados em 2021 pelo Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) mostram que apenas 84% dos brasileiros têm acesso à água potável, e apenas 56% possuem acesso à rede de esgoto. Diante desse panorama desafiador, destaca-se Poços de Caldas, que se tornou uma referência em saneamento básico, alcançando a universalização do acesso à água potável e ao tratamento de esgoto para toda a sua população.
Enquanto no país milhões de pessoas ainda sofrem com a falta de acesso à água tratada e à coleta de esgoto, Poços de Caldas conseguiu atingir a marca de 100% de seus moradores com acesso à água potável e 100% do esgoto coletado recebendo o tratamento adequado. Essa conquista é resultado direto da dedicação e do trabalho dos administradores públicos ao longo de décadas que compreenderam que investir em saneamento básico é essencial para a qualidade de vida da população, para a preservação do meio ambiente e para o desenvolvimento sustentável da cidade.
Diante da realidade brasileira no que diz respeito ao saneamento básico, o exemplo de Poços de Caldas destaca-se como uma história de sucesso.
Poços de Caldas é um exemplo inspirador, mostrando que é possível superar os desafios, mas o trabalho não para por ai, porque manter este nível é um trabalho diário e sem descanso.

Leia Também

foto-fuga-capitais-12-04-2025

Fuga de capitais

O descontrole fiscal e a insegurança jurídica que marcam o cenário brasileiro têm produzido efeitos cada vez mais nocivos à economia. Uma das consequências mais alarmantes é a evasão de divisas do país, fenômeno que, no primeiro trimestre de 2025,…
Foto: Agência Minas/Divulgação

Mercado de trabalho

O mês de fevereiro trouxe boas notícias para o mercado de trabalho em Minas Gerais. Com saldo positivo de 52.603 novos postos formais, o estado se destacou nacionalmente, registrando o segundo maior número de vagas criadas no país, o equivalente…
Foto: Agência Brasil/Divulgação

O peso dos juros

A divulgação das Estatísticas Monetárias e de Crédito pelo Banco Central, nesta quarta-feira (9), escancarou uma realidade que afeta diretamente o cotidiano de milhões de brasileiros: a escalada dos juros bancários. Em fevereiro, a taxa média cobrada das famílias e…
foto-desafio-editorial-08-04-25

Desafio fiscal

  As contas públicas brasileiras encerraram o mês de fevereiro de 2025 no vermelho, com um déficit primário de R$ 18,973 bilhões. Os dados divulgados pelo Banco Central nesta terça-feira (8) reforçam a complexidade do cenário fiscal nacional. O resultado,…
Foto: Agência Minas/Divulgação

Superávit mineiro

Os números do comércio internacional divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex/Mdic) mostram que Minas Gerais segue firme como um dos grandes protagonistas da economia brasileira. Entre janeiro e março de 2025, o estado alcançou um superávit de US$ 5,6…
Foto: Divulgação

Liberdade Econômica

Publicado nesta sexta-feira (4/4), o novo Decreto Estadual de Liberdade Econômica representa mais um passo firme de Minas Gerais rumo a um ambiente de negócios mais dinâmico, eficiente e seguro. Assinado pelo governador Romeu Zema o decreto reforça o compromisso…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!