edi_21

Editorial / Estado

Data da Publicação:

29/10/2019

Em processo de convencimento do Legislativo mineiro para privatizar estatais como Cemig e Copasa, Romeu Zema (Novo), governador de Minas Gerais, reforçou semana passada que a empresa de energia mais inibe que fomenta o desenvolvimento do Estado. “Todas essas empresas podem ampliar suas operações caso tenham mais investimento. Como o Estado é o controlador, e está falido, o povo mineiro é que está pagando caro”, afirmou ele. Segundo Zema, a ineficiência da Cemig espanta indústrias de Minas.
O governo deveria se concentrar em prestar serviços públicos para a população em relação à educação, saúde e segurança. Os outros serviços o Estado pode muito bem trabalhar ou repassar para a iniciativa privada. Tocar empresa de energia não seria uma delas.
Em Poços nós temos a nossa própria “cemig”, já tivemos no passado a nossa empresa de telecomunicação e tocamos também a empresa de fornecimento de água. A Telecaldas, qie era a telefônica da cidade, desapareceu com incorporação da Telemig. Já tentaram privatizar o DMAE, mas a ideia não prosperou. O DME não teve ainda planos de privatização, é hoje um esteio para a prefeitura. Mas, a Cemig é uma empresa que precisa de recursos para enfrentar o futuro da energia e a situação da prefeitura nós já sabemos bem como está.
Para nós, o Estado deveria focar nos três serviços citados, educação, segurança e saúde. Hoje o cidadão que quiser um desses três serviços de melhor qualidade tem que ir para a iniciativa privada, então, é um sinal claro de que a coisa não vai bem.

Leia Também

foto-editorial-agro-18-04-25

Agro mineiro

Minas Gerais vive um momento emblemático no setor externo. As exportações do agronegócio mineiro acabam de alcançar o melhor trimestre de toda a série histórica iniciada em 1997, consolidando-se como a principal força da balança comercial do estado. Com uma…
Foto: CMPC/Divulgação

Vereador Álvaro Cagnani pede melhorias na infraestrutura do bairro Bianucci

Poços de Caldas, MG - Atento às demandas do município, em especial com relação à infraestrutura dos bairros, o vereador Álvaro Cagnani (PSDB) esteve, recentemente, no bairro Bianucci. Uma das principais solicitações dos moradores é a duplicação da Estrada José…
foto-turismo-editorial-16-04-2025

Turismo mineiro

O volume de atividade turística em Minas Gerais cresceu 1,7% em fevereiro de 2025 na comparação com janeiro, conforme levantamento do Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio MG com base nos dados do IBGE. A alta representa uma retomada do…
Foto: CMPC/Divulgação

Douglas Dofu defende manutenção e conservação de áreas públicas de lazer

Poços de Caldas, MG - A importância da conservação de espaços públicos destinados ao lazer e à prática esportiva foi tema abordado pelo vereador Douglas Dofu (União), através de Requerimento aprovado em Plenário. O parlamentar solicita informações ao Executivo sobre…
Foto: CMPC/Divulgação 

Vereador Tiago Mafra sugere projeto de inclusão e acessibilidade para PcDs em vagas de emprego

Poços de Caldas, MG - O vereador Tiago Mafra (PT) propôs uma Indicação ao Poder Executivo, nº 1136/2025, sugerindo a criação do programa Poços Promove Inclusão - Políticas de empregabilidade, capacitação e empreendedorismo para Pessoas com Deficiência no município. O…
Foto: PMPC/Divulgação

Projeto de novo REFIS é encaminhado à Câmara e será tema de audiência pública

Poços de Caldas, MG - A Prefeitura de Poços de Caldas encaminhou à Câmara Municipal o projeto de lei que institui o Programa de Regularização Fiscal (REFIS) no município. A proposta tem como objetivo principal possibilitar que contribuintes inadimplentes quitem…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!