dofu_7

Presidente da Câmara retorna de BH com informações sobre a polêmica do transporte público

Data da Publicação:

07/08/2023

Poços de Caldas, MG – Na última semana, a Câmara de Poços recebeu do Ministério Público de Contas de Minas Gerais representação para fins de sustação de contratos de concessão, que trata da Concorrência Pública n. 007-SMA/2019, realizada pelo município de Poços de Caldas, visando à concessão do transporte coletivo. Além do encaminhamento de um Ofício, assinado por todos os vereadores, ao Executivo solicitando esclarecimentos, o presidente do Poder Legislativo, vereador Douglas Dofu (União Brasil), se reuniu, na última sexta-feira (04), com o presidente da Câmara de Belo Horizonte Gabriel Azevedo. Na oportunidade, buscou informações sobre as providências que vêm sendo tomadas na capital mineira.
Segundo Douglas Dofu, hoje, no município de Belo Horizonte, a sustação do contrato está tramitando conforme os ritos da Comissão de Mobilidade Urbana. Ao mesmo tempo, a Câmara elaborou um projeto autorizativo para que a Prefeitura assuma o transporte urbano até que se faça um novo processo licitatório e, também, criaram um disque denúncia a fim de fiscalizar a qualidade do transporte oferecido para pagamento do subsídio. “Ou seja, se a concessionária não cumpre com qualidade os critérios impostos, logo, o subsídio não é pago. Lembrando que, em 2021, a Câmara de BH abriu uma CPI para investigar os contratos com as concessionárias de transporte. O relatório final da CPI foi encaminhado ao Ministério Público de Contas e o órgão passou a investigar não só o modus operandi das empresas em BH, mas em todo o Estado, tendo solicitado às Câmaras de Poços, BH e Governador Valadares, após esse processo, a sustação dos contratos”, explicou o presidente. O parlamentar já repassou às Assessorias da Câmara as informações obtidas para que analisem a documentação e orientem os vereadores.
“O Poder Legislativo, assim que recebeu a representação do Ministério Público de Contas, já deu celeridade às providências cabíveis. É uma situação que nos preocupa, pois trata-se de investigação sobre a possibilidade de irregularidades praticadas por um cartel de empresas de ônibus. Estamos no aguardo da conclusão dessa análise e também dos esclarecimentos solicitados à Prefeitura”, finalizou. 

Leia Também

Foto: CMPC/Divulgação

Vereador Álvaro Cagnani pede melhorias na infraestrutura do bairro Bianucci

Poços de Caldas, MG - Atento às demandas do município, em especial com relação à infraestrutura dos bairros, o vereador Álvaro Cagnani (PSDB) esteve, recentemente, no bairro Bianucci. Uma das principais solicitações dos moradores é a duplicação da Estrada José…
Foto: CMPC/Divulgação

Douglas Dofu defende manutenção e conservação de áreas públicas de lazer

Poços de Caldas, MG - A importância da conservação de espaços públicos destinados ao lazer e à prática esportiva foi tema abordado pelo vereador Douglas Dofu (União), através de Requerimento aprovado em Plenário. O parlamentar solicita informações ao Executivo sobre…
Foto: CMPC/Divulgação 

Vereador Tiago Mafra sugere projeto de inclusão e acessibilidade para PcDs em vagas de emprego

Poços de Caldas, MG - O vereador Tiago Mafra (PT) propôs uma Indicação ao Poder Executivo, nº 1136/2025, sugerindo a criação do programa Poços Promove Inclusão - Políticas de empregabilidade, capacitação e empreendedorismo para Pessoas com Deficiência no município. O…
Foto: PMPC/Divulgação

Projeto de novo REFIS é encaminhado à Câmara e será tema de audiência pública

Poços de Caldas, MG - A Prefeitura de Poços de Caldas encaminhou à Câmara Municipal o projeto de lei que institui o Programa de Regularização Fiscal (REFIS) no município. A proposta tem como objetivo principal possibilitar que contribuintes inadimplentes quitem…
Foto: PMPC/Divulgação

Prefeito e vice recebem líder comunitário dos bairros Jardim Kennedy I e II

Poços de Caldas, MG -  O prefeito Paulo Ney e o vice-prefeito Eduardo Januzzi receberam nesta semana o líder comunitário Glayson Untura, responsável pelos bairros Jardim Kennedy I e II. Durante o encontro, Glayson apresentou importantes demandas da comunidade, com…
Foto: Divulgação

Câmara instaura CPI para apurar possíveis ilegalidades nos serviços funerários do município

Poços de Caldas, MG - Nesta terça-feira (15), durante reunião ordinária da Câmara, o Presidente da Casa deferiu o Requerimento n. 1.152/2025, que solicita a abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apuração de possíveis ilegalidades nos serviços funerários…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!