Juros
A tão esperada queda de taxas de juros no país parece sair da expectativa para realidade. Depois da decisão do Copom de reduzir em 0,5% a taxa Selic o mercado espera uma redução significativa das taxas no ano.
Chegou se a falar até que houve uma redução perigosa de 0,5% já que expectativa do mercado era de 0,25%. Mas tudo isso gerou uma projeção nesta segunda-feira de q ue a taxa pode chegar ao final do ano em 11,75%.
Mesmo com a projeção de queda de juros, em relação a inflação no existe o mesmo otimismo. A projeção do mercado sugere que a taxa deva ficar em 4,84%. Para o PIB existe uma pequena melhora passando para 2,26% ante 2,24% da semana passada.
A economia precisa deste otimismo para poder liberar os negócios pendentes. O reflexo destas projeções pode impactar de maneira positiva os projetos em andamento no país e atrair investimentos.
Muitos analistas acreditam que a situação poderia estar muito melhor se não houvesse uma insegurança jurídica pairando no ar.
O governo também precisa ficar atento a estes sinais, porque a campanha para queda da taxa da Selic foi intensa e agora é esperado que o governo faça a sua parte dando mais tranqüilidade para o mercado.
Agora é esperar os próximos passos, que esperamos que sejam firmes e conscientes.