cam_25

Lei que trata de reestruturação da Guarda Municipal é tema de reunião na Câmara

Data da Publicação:

25/08/2023

Poços de Caldas, MG – O Projeto de Lei Complementar n. 48/2023, de autoria do Executivo, propõe uma reestruturação da Guarda Municipal de Poços de Caldas. A matéria está em análise pelas Comissões Permanentes do Legislativo e foi pauta de uma reunião entre vereadores, Prefeitura, Sindicato dos Servidores Públicos e guardas municipais, na última quarta-feira (23).
A proposta altera e acrescenta dispositivos à legislação que criou a Guarda Municipal, propondo a criação da Corregedoria e da Ouvidoria do órgão, além da possibilitando de utilização de arma de foto pelo efetivo. O objetivo da reunião, solicitada ao presidente da Câmara vereador Douglas Dofu (União Brasil) pela Guada Municipal, foi debater questões que envolvem o projeto, entre elas a segurança dos profissionais, as melhorias necessárias para Guarda Municipal e o uso de armamento. 
De acordo com o presidente, as sugestões em análise pelos vereadores são de extrema importância para o trabalho realizado pelos guardas municipais. “O Projeto de Lei está tramitando pelas Comissões e consideramos fundamental esse debate envolvendo todos os setores. Os guardas municipais puderam expor suas considerações a respeito do que está sendo proposto pelo Executivo, como também a Secretaria de Defesa Social e o Sindicato puderam falar da situação atual da GM, perspectivas de melhorias, entre outros pontos. Foi um encontro produtivo, acredito que algumas alterações precisam ser feitas, no entanto o projeto traz muitos avanços para a Guarda, que faz um trabalho essencial em nosso município”, disse o vereador.
Participaram da reunião os vereadores Douglas Dofu, Lucas Arruda (Rede), Luzia Martins (PDT), Wellington Paulista (União Brasil), Kleber Silva (Novo), Flávio Togni de Lime a Silva (PSDB), Roberto Santos (Republicanos) e Tiago Braz (Rede). Também estiveram presentes o secretário de Defesa Social Rafael Tadeu Conde Maria, o diretor da Guarda Marcelo Gavião Bastos e a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais Marieta Carneiro dos Santos.
O Projeto de Lei segue em tramitação na Câmara. O documento está disponível para consulta no endereço www.pocosdecaldas.mg.leg.br, em Proposições.

Leia Também

Foto: CMPC/Divulgação

Vereador Álvaro Cagnani pede melhorias na infraestrutura do bairro Bianucci

Poços de Caldas, MG - Atento às demandas do município, em especial com relação à infraestrutura dos bairros, o vereador Álvaro Cagnani (PSDB) esteve, recentemente, no bairro Bianucci. Uma das principais solicitações dos moradores é a duplicação da Estrada José…
Foto: CMPC/Divulgação

Douglas Dofu defende manutenção e conservação de áreas públicas de lazer

Poços de Caldas, MG - A importância da conservação de espaços públicos destinados ao lazer e à prática esportiva foi tema abordado pelo vereador Douglas Dofu (União), através de Requerimento aprovado em Plenário. O parlamentar solicita informações ao Executivo sobre…
Foto: CMPC/Divulgação 

Vereador Tiago Mafra sugere projeto de inclusão e acessibilidade para PcDs em vagas de emprego

Poços de Caldas, MG - O vereador Tiago Mafra (PT) propôs uma Indicação ao Poder Executivo, nº 1136/2025, sugerindo a criação do programa Poços Promove Inclusão - Políticas de empregabilidade, capacitação e empreendedorismo para Pessoas com Deficiência no município. O…
Foto: PMPC/Divulgação

Projeto de novo REFIS é encaminhado à Câmara e será tema de audiência pública

Poços de Caldas, MG - A Prefeitura de Poços de Caldas encaminhou à Câmara Municipal o projeto de lei que institui o Programa de Regularização Fiscal (REFIS) no município. A proposta tem como objetivo principal possibilitar que contribuintes inadimplentes quitem…
Foto: PMPC/Divulgação

Prefeito e vice recebem líder comunitário dos bairros Jardim Kennedy I e II

Poços de Caldas, MG -  O prefeito Paulo Ney e o vice-prefeito Eduardo Januzzi receberam nesta semana o líder comunitário Glayson Untura, responsável pelos bairros Jardim Kennedy I e II. Durante o encontro, Glayson apresentou importantes demandas da comunidade, com…
Foto: Divulgação

Câmara instaura CPI para apurar possíveis ilegalidades nos serviços funerários do município

Poços de Caldas, MG - Nesta terça-feira (15), durante reunião ordinária da Câmara, o Presidente da Casa deferiu o Requerimento n. 1.152/2025, que solicita a abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apuração de possíveis ilegalidades nos serviços funerários…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!