marilene_30

Marilene Felinto é a autora indicada desta semana da Campanha Leia Mulheres Negras

Data da Publicação:

30/08/2023

Poços de Caldas, MG – “Era uma vez, no onde a praia vira lama, Tijucopapo, nasceu minha mãe. Eu sou feita de lama que é negra de terra. Sou escorregadia. Todas as ideias, todos os dias, me remetem às mulheres de Tijucopapo”. A autora de “As mulheres de Tijucopapo”, Marilene Felinto, é a escritora indicada nesta semana da Campanha Leia Mulheres Negras.
Marilene Felinto nasceu em Recife, em 1957, e foi criada em São Paulo, para onde sua família se mudou em 1968. É formada em Letras pela USP e escritora de ficção (romances, contos e ensaios diversos) com obra traduzida para o inglês, o francês, o holandês e o catalão.
É também tradutora de inglês de escritores como Edgar Allan Pode, Viginia Woolf, Ralph Ellison, Tom Wolfe, entre outros. Foi escritora convidada da Universidade da Califórnia em Berkeley (Estados Unidos, em 1992), da Haus de Kulturen der Welt (Alemanha, em 1994), do Ministério da Cultura da França (em 1988), da Universidade de Utrecht (Holanda, em 2012) e da Universidade de Coimbra.
Atuou em órgãos de imprensa como a Folha de S. Paulo e a revista Caros Amigos. Foi autora convidada do Festival de Literatura Latino-Americana 2019, nos Estados Unidos. Trabalhou por sete anos no terceiro setor, como coordenadora de programas de inclusão na área de educação para jovens de escolas públicas da zona sul de São Paulo. É diretora-executiva da Fazendária, microempresa de preparação e edição de textos. (Fonte www.marilefelinto.com.br/biografia).

Entre as obras de
Marilene Felinto estão:
– As mulheres de Tijucopapo. Editora Paz e Terra, 1982. Ubu Editora, 2021.
– Outros heróis e este Graciliano. Editora Brasiliense, 1983.
– Lago Encantado de Grongonzo. Editora Guanabara, 1987.
– Jornalisticamente incorreto. Editora Record, 2000.
– Obsceno abandono. Editora Record, 2002. Edição da autora, 2019.
– Postcard. Editora Iluminoras, 1991.
– Autobiografia de uma escrita de ficção. Edição da autora, 2019.
– Sinfonia de contos de infância. Edição da autora, 2019.
– Contos reunidos. Edição da autora, 2019.
– Fama e infâmia: uma crítica ao jornalismo brasileiro. Edição da autora, 2019. Marilene Felinto ganhou o prêmio de melhor romance inédito da União Brasileira de Escritores, em 1982 e o Prêmio Jabuti, em 1983, na categoria Autor Revelação, com o romance As mulheres de Tijucopapo.
Em Poços de Caldas, está disponível para empréstimo o livro Postcard, de Marilene Felinto, na Biblioteca Municipal Centenário, no Espaço Cultural da Urca.

Leia Também

Foto: Divulgação

Raphael Du Valle encerra turnê pela Espanha e prepara lançamento de novo disco no Brasil

Poços de Caldas, MG - Foram nove shows, mais de 15 dias entre estúdios e palcos, um disco gravado, muito groove, improvisações, trocas e muitas emoções. A primeira turnê internacional do baixista Raphael Du Valle passou pela Andaluzia e pela…
Foto: Divulgação

Nany People lança nova biografia: ‘Ser Mulher Não É Para Qualquer Um – A Saga Continua’

Poços de Caldas, MG - Em 2015, ao completar 50 anos, Nany People lançou a biografia “Ser Mulher Não É Para Qualquer Um”, que trazia histórias emocionantes sobre a sua trajetória de vida. Agora, em 2025, comemorando em grande estilo…
Foto: Divulgação

Poços será a primeira cidade brasileira a ser retratada em obra literária que aborda poesia, patrimônio e língua portuguesa

Poços de Caldas, MG - Poços de Caldas é o mais novo destino da encantadora coleção “Mapa da Poesia”, série de livros ilustrados voltada ao público infantojuvenil, criada pelo escritor José Santos e pela designer Iêda Alcântara. A obra será…
Foto: Divulgação

Ternos de Congos e Caiapós de Poços representam a essência da cultura mineira no maior evento de turismo da América Latina

Poços de Caldas, MG - Na última terça-feira, 15 de abril, os vibrantes tambores de Minas ressoaram mais uma vez na WTM Latin America, o maior evento do segmento turístico da América Latina, no Expo Center Norte, em São Paulo/SP.…
Foto: Divulgação

“Dom Quixote das Crianças” é a indicação de leitura desta semana

Poços de Caldas, MG - Na próxima sexta-feira, 18 de abril, é o Dia Nacional do Livro Infantil. A data celebra a obra do escritor Monteiro Lobato, nascido a 18 de abril de 1882, em Taubaté/SP. Dando sequência às sugestões…
Foto: Divulgação

Poços de Caldas recebe Marília Rossi para lançamento do livro “Fresta”

Poços de Caldas, MG - Em Poços de Caldas, um reencontro entre poemas e amigos. A escritora Marília Rossi retorna à cidade natal para o lançamento de seu primeiro livro de poesias, Fresta, publicado pela Editora Urutau, em 2023. A…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!