Prefeitura participa de abertura do 1° Seminário do Observatório Social Poços Sustentável
Poços de Caldas, MG – A Prefeitura de Poços de Caldas participou na manhã desta terça-feira(5), da abertura do 1º Seminário do Observatório Social Poços Sustentável, realizado no Espaço Cultural da Urca, com a presença do vice-prefeito Júlio César de Freitas e o Secretário de Meio Ambiente, Marcus Vinicius Ferreira de Moraes.
A Associação Poços Sustentável (APS), é a organizadora do evento, que é uma organização sem fins lucrativos, que transcende barreiras partidárias e é composta por voluntários dedicados a uma missão: ”sensibilizar e mobilizar os vários segmentos da sociedade para contribuir com a construção de uma cidade mais sustentável e justa”. Eles fazem isso respeitando a pluralidade e a diversidade em prol do interesse coletivo, trabalhando em conjunto para planejar, identificar demandas, colher opiniões, desenvolver projetos e mapear indicadores.
Para o vice-prefeito, Júlio César de Freitas, vivemos em um momento crítico da história, onde as decisões que tomamos hoje afetarão não apenas a nossa geração, mas também as futuras. “As questões relacionadas ao meio ambiente, à sustentabilidade e ao desenvolvimento urbano são desafios urgentes que precisamos abordar. Este seminário, sob o tema “Cidades e Comunidades Sustentáveis”, oferece uma plataforma para discutirmos e planejarmos ações concretas para tornar Poços de Caldas um lugar mais inclusivo, seguro, resiliente e sustentável. Estamos falando de uma visão que abrange desde a qualidade de vida dos nossos cidadãos até a preservação do nosso ambiente natural, passando pela construção de uma sociedade mais justa.”
O Observatório Social Poços Sustentáveis é um projeto destacado pela APS. Este seminário é apenas uma das muitas iniciativas desse observatório. Ele ocorre sob o tema “Cidades e Comunidades Sustentáveis - ações para tornar as cidades e assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis”. O evento é realizado com a colaboração da Organização GSC Eventos, em parceria com o IF sul de Minas, campus de Poços de Caldas, e com o apoio de empresas locais.
O evento se destaca pela presença de palestrantes renomados, especialistas em sustentabilidade reconhecidos por seu compromisso e pesquisa alinhados com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Agenda 2030 da ONU. Eles compartilharão conhecimentos e abordarão tópicos de grande relevância para a comunidade local, buscando inspirações, e ações positivas.
O Observatório Social Poços Sustentáveis tem como propósito fundamental ser um espaço de discussão dedicado a temas que estão alinhados com os ODS e a Agenda 2030. A intenção é sensibilizar a população local para as questões cruciais que afetam a cidade e, sempre que possível, oferecer sugestões para a implementação de ações que possam melhorar a comunidade.
A APS realiza um trabalho contínuo de disseminação de informações relevantes para a cidade e região. Seus artigos, boletins e lives, com a participação de especialistas, estão acessíveis no site da associação e no canal do YouTube. Essas informações são produzidas por uma equipe dedicada de voluntários, baseadas em estudos técnicos, indicadores e fontes seguras e atuais, contextualizando-os nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e na Agenda 2030, tanto em escala global quanto local.
Para o secretário de Meio Ambiente, Marcus Vinicius Ferreira de Moraes, o 1º Seminário do Observatório Social Poços Sustentáveis representa um marco importante na busca por uma cidade mais sustentável e justa. A APS e seus parceiros estão unidos na missão de inspirar mudanças positivas e promover um futuro melhor para todos os habitantes de Poços de Caldas e região e nosso compromisso com essa causa tão relevante para o bem-estar da comunidade.”