Leitura-alfa

Dia Internacional da Alfabetização é comemorado com educação bíblica

Data da Publicação:

12/09/2023

Dia Internacional da Alfabetização foi comemorado na última sexta-feira (8). O evento, organizado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), foi celebrado pela 56ª vez em 2023. Como a pandemia agravou o problema do analfabetismo, o tema escolhido para este ano é: “Promovendo a alfabetização para um mundo em transição: construindo sociedades sustentáveis e pacíficas.”

Estudos mostram que, durante a pandemia da COVID-19, o desenvolvimento da alfabetização regrediu em todo o mundo. De acordo com o site oficial da UNESCO, 763 milhões de pessoas em todo o mundo perderam competências básicas de alfabetização em 2020. Em 2022, foram 771 milhões. Mesmo entre aqueles que frequentam a escola, cerca de 600 milhões de jovens, no mundo todo, sentem dificuldade para ler ou fazer contas simples de matemática.

No Brasil, existem em média 10 milhões de analfabetos segundo pesquisa do IBGE, divulgada em junho desse ano. Mais da metade dessas pessoas são idosas e moram no Nordeste. Diante dessa realidade, programas de alfabetização e aprimoramento da leitura e da escrita devem ser valorizados e incentivados.

Por exemplo, as Testemunhas de Jeová ajudam crianças e adultos a desenvolverem suas habilidades de leitura e escrita, como parte de seu programa de educação bíblica. Um treinamento semanal é realizado por meio da brochura Melhore Sua Leitura e Seu Ensino, durante suas reuniões. “A leitura unifica povos e famílias. Mas o maior benefício que a leitura traz para o ser humano é nos permitir compreender a mensagem de Deus para a humanidade” disse o porta-voz local das Testemunhas de Jeová, Fábio Lopes.

Antônio e Lucília, um casal de agricultores de São Luís, no Maranhão, começaram a estudar a Bíblia com as Testemunhas de Jeová e expressaram o sonho de aprender a ler e escrever. Eles foram ajudados por meio de um programa de leitura que utiliza a cartilha Aplique-se à Leitura e à Escrita. Em pouco tempo, já estavam conseguindo ler textos na Bíblia. Hoje, Antônio diz: “Isso me ajudou muito. Acredito que quando Deus vê o interesse sincero dentro da gente, ele nos ajuda e cuida de nós. Agradecemos todos os dias pelos ensinamentos que recebemos.”

Mesmo durante a pandemia, quando as reuniões eram realizadas por videoconferência, as famílias continuaram sendo beneficiadas por esse programa de ensino. Ao retornarem às atividades presenciais, muitos jovens foram elogiados pelos professores por não perderem seu rendimento escolar.

As reuniões das Testemunhas de Jeová são abertas ao público e não se fazem coletas. Os presentes aprimoram suas habilidades de leitura e escrita com o objetivo de aprenderem mais da Bíblia e transmitirem esse conhecimento para outras pessoas. A entrada é franca e não é preciso fazer reservas para assistir a uma reunião. Informações sobre quando e onde as reuniões são realizadas em cada localidade, assim como matérias sobre os esforços das Testemunhas de Jeová de promover a leitura e o ensino, estão disponíveis no jw.org, o site oficial das Testemunhas de Jeová.

Fonte: Fábio Lopes – Contato: lopes.fabiojose@hotmail.com

Foto: Divulgação

Leia Também

Foto: Divulgação

Banda Marcial do Colégio Municipal participa de Copa América de Bandas e Fanfarras

Poços de Caldas, MG - A Banda Marcial do Colégio Municipal Dr. José Vargas de Souza está participando da II Copa América de Bandas e Fanfarras - Virtual, representando com orgulho Poços de Caldas e o estado de Minas Gerais.…
Foto: Divulgação

Evento cultural movimenta a Biblioteca Centenário e o Museu em programação noturna

Poços de Caldas, MG - Na noite desta quinta-feira (10), o Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas e a Biblioteca Municipal Centenário estenderam seu horário de funcionamento para oferecer ao público uma programação cultural gratuita e diversificada, dentro…
Foto: Divulgação

Mais uma vez o Flipoços promove uma programação musical encerrando todas as noites do Festival

Poços de Caldas, MG - O Ciclo de Literatura e Música, intitulado Levedo & Letras que o Flipoços promove anualmente como parte da programação oficial do Festival, terá início no dia 26 de abril, no Palco Sulfurosa, com o concerto…
Foto: Divulgação

Festival de Inverno lança edital para a composição da programação

Poços de Caldas, MG - Poços de Caldas já se prepara para a 29ª edição de um dos eventos mais tradicionais do calendário cultural da cidade: o Festival de Inverno. A Prefeitura, por meio da secretaria de Cultura, lançou nesta…
Foto: Divulgação

Lucas Cozzani lança no Spotify “A Todo Gardel”

Poços de Caldas, MG - O cantor Lucas Cozzani, acompanhado pelo violonista argentino Rodrigo Albornoz, lança um novo álbum que está disponível em todas as plataformas digitais como Spotify, Deezer e YouTube Music. O álbum é uma homenagem a Carlos…
foto-livro-pedro-bertozzi-11-04-25

“Valeu a Pena Ser Feliz”: obra celebra legado de Pedro Bertozzi e será lançada na Flipoços 2025

Poços de Caldas, MG – A memória de um dos maiores comunicadores que Poços de Caldas já teve será eternizada em um livro que promete emocionar leitores, amigos e admiradores. O jornalista William de Oliveira está finalizando os preparativos para…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!