Em cerimônia, Dra. Regina destaca importância de cuidar da criança com diabetes
Poços de Caldas, MG – Na manhã desta sexta-feira, 15, foram entregues pela Secretaria Municipal de Saúde, sensores glicêmicos a crianças com diabetes de 4 a 12 anos de idade, cadastrados no Sistema Único de Saúde (SUS). Ao longo da semana, em duas etapas, 20 crianças foram beneficiadas. A iniciativa se deu graças a um Projeto de Lei aprovado pela vereadora Dra. Regina (Progressistas), aprovado pela Câmara e sancionado pelo prefeito Sergio Azevedo (PSDB).
A partir de agora, a administração municipal fornecerá um sensor que deve ser aplicado na parte superior do braço e que mede de forma contínua as leituras da glicose e armazena os dados. O incômodo e o sofrimento são muito menores, pois dessa forma, as picadas nos dedos com lancetas para aferição da glicemia deixam de ser o método utilizado. O método também propicia melhor qualidade de vida, promoção à saúde e um monitoramento mais eficaz da doença.
A medição do sensor é feita através de um leitor ou aplicativo no celular, possibilitando que todos os profissionais envolvidos e até mesmo a família acompanhem a curva glicêmica. “Hoje é um dia muito especial”, disse a vereadora em discurso na cerimônia de entrega dos aparelhos. “Nós tivemos uma sensibilidade muito grande em relação a esse tema, desde a primeira vez que apresentamos o projeto. O controle do diabetes é algo que faz com que as crianças sofram bastante. Consequentemente, as famílias também sofrem. Mas a partir de agora isso é passado”, comentou.
Dra. Regina também aproveitou para agradecer à Câmara Municipal pela aprovação do PL. “Agradeço aos meus colegas vereadores que aprovaram o projeto e, claro, ao prefeito que sancionou, sem esquecer, claro, do secretario municipal de Saúde, Thiago Marino, que se empenhou em executá-lo”, disse.
Os aparelhos foram adquiridos com recursos próprios do município, após a indicação da parlamentar. “Esse é um case de sucesso que temos que apresentar ao Brasil”, finalizou.
A capacitação para profissionais foi ministrada pela empresa fabricante do equipamento na última quarta-feira, 13.
O Projeto de Lei conta com a coautoria do vereador Diney Lenon (PT).
DIABETES
O Brasil aparece em sexto lugar no ranking de diabetes no mundo, estimando-se que a doença alcance cerca de 23 milhões de brasileiros até 2045.
O diabetes também é uma das doenças crônicas mais comuns de serem encontradas no público infantil, sendo que cerca de 20 a cada 100.000 crianças e adolescentes chegam a desenvolver a doença a cada ano, geralmente o Diabetes Mellitus tipo 1 ou DM1.