Unaí rica no agronegócio
A localização estratégica, aliada ao clima e ao solo favoráveis para a produção agrícola, tem feito com que Unaí (foto), na região Noroeste de Minas Gerais, se destaque como a cidade mais rica do agronegócio do Estado. Além disso, no ranking nacional, o município encerrou 2022 na 23º posição entre os mais ricos do setor. De acordo com os dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o valor da produção de Unaí foi de R$ 3,47 bilhões em 2022. Em relação ao resultado nacional, no topo da lista dos 100 mais ricos, selecionados de uma relação de 5.563 municípios, ficaram Sorriso (MT), Campo Novo do Parecis (MT), Sapezal (MT), Rio Verde (GO) e São Desidério (BA). (Diário do Comércio – Belo Horizonte)
Ipatinga estuda impeachment de prefeito
O vereador Fernando Soares Ratzke apresentou um requerimento ao presidente da Câmara de Ipatinga, para que seja instaurado Processo de Impeachment do Prefeito Municipal de Ipatinga. Entre os fatos citados está a determinação da Justiça pedindo a suspensão do contrato de locação da sede provisória da Prefeitura. De acordo com a Promotoria de Justiça, o contrato firmado entre a administração pública e os locadores seria de 15 meses e o valor supera os R$ 3,6 milhões. (Jornal Classivale – Ipatinga)
Araxá classifica alunos na Obmep
Duzentos e setenta e quatro alunos de oito escolas de Araxá se classificaram para a 2ª fase da 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) – Níveis 1 e 2 e Mirim. Os resultados da 2ª fase das provas vão premiar os alunos destaques em medalhistas de ouro, prata, bronze e menções honrosas, de acordo com a pontuação. Também serão premiados até 969 professores e 540 escolas. A secretária municipal de Educação, Zulma Moreira, destaca que a prova é importante para despertar o interesse e o prazer do estudante pela matemática. (Correio de Araxá – Araxá)
Andarilhos vão ao encontro da Loba
Entre uma subida mais íngreme e outra, passando por belos cursos d’água, como o encontro dos rios Guarará e Piranga, o tradicional grupo Andarilhos Queluzianos, fundado no dia 20 de novembro de 2004, cumpriu mais uma de suas aventuras mensais. A caminhada do dia 19 de agosto começou na bucólica localidade de Joselândia, distrito de Santana dos Montes. De lá, os mais de 50 participantes – recorde absoluto depois da pandemia – seguiram por estradas de terra sinuosas, que serpenteavam as montanhas da região. (Correio Online – Conselheiro Lafaiete)
Rotas Gastronômicas em Valadares
A Prefeitura de Govenador Valadares lançou Nove Rotas Gastronômicas. Elas visam, dessa forma, sistematizar e mapear os restaurantes da cidade. O secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo de Valadares, Kevin Figueiredo, ressalta que a iniciativa visa sistematizar e mapear os restaurantes da cidade. Além disso pretende promover a gastronomia local e atrair turistas. “As pessoas vêm para Minas Gerais para comer, e Valadares sempre foi conhecida por conta da quantidade de diversidade gastronômica que possui”. (Diário do Rio Doce – Governador Valadares)
Morte por febre confirmada em JF
A primeira morte por febre maculosa em 2023 no município de Juiz de Fora foi confirmada em boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), divulgado nesta sexta-feira, 29. Segundo a pasta, a vítima é um homem de 37 anos. A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) também confirmou o óbito, mas não informou detalhes a respeito do dia do óbito. Segundo a SES-MG, o Estado registrou, até o momento, 40 casos de febre maculosa, sendo que 13 evoluíram para óbito. Os casos classificados como suspeitos são encaminhados para análise da Fundação Ezequiel Dias (Funed). (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)
Patos e Paracatu no “Lado a Lado”
Ouvir e buscar soluções para demandas por expansão de energia e também, apresentar as mudanças do Mercado Livre de Energia, que entra em vigor em janeiro de 2024. Esses foram os principais objetivos do evento realizado em Paracatu, no dia 27 e, em Patos de Minas, no dia 28 de setembro. Os eventos atraíram empresários, produtores rurais e consumidores. A analista de mercado da Gerência de Energia da Fiemg, Amanda Soares e Silva, salientou que é possível à indústria, empresas e produtores rurais conseguirem uma redução na conta de energia, com a opção para as alternativas disponibilizadas no mercado livre. (Folha Patense)
COLUNA MG
Principais destaques dos jornais integrantes da Rede Sindijori MG