Poços realiza 5ª Conferência Municipal de Cultura nos dias 23, 24 e 25 de outubro
Poços de Caldas, MG – Poços de Caldas realiza, nos dias 23, 24 e 25 de outubro, a 5ª Conferência Municipal de Cultura, em consonância à 4ª Conferência Nacional de Cultura, com o tema “Democracia e Direito à Cultura”. A conferência acontece no Espaço Cultural da Urca, a partir das 19h, e os interessados devem realizar inscrição pelo link https://forms.gle/UVPeqWPK8ik5mRqq9.
A Comissão Coordenadora é formada pelos representantes da Secretaria Municipal de Cultura Gustavo Dutra, Marianna Gonçalves de Carvalho, Lavínia Crestani do Vale e Raissa de Melo e Silva Ferreira, além dos representantes do setor cultural Ricardo Valias, Marcelo Abuchalla, Pedro Delboni e Guilherme Teixeira.
De acordo com as diretrizes do Ministério da Cultura, as conferências municipais, intermunicipais e livres devem ser realizadas até 30 de outubro deste ano. Já as estaduais, regionais e territoriais devem ser concluídas até dezembro de 2023.
A programação da Conferência Municipal de Cultura de Poços de Caldas incluiu a apresentação dos programas da Secretaria Municipal de Cultura, como resultado da conferência anterior, realizada no ano passado, além do debate dos eixos temáticos propostos pelo Minc para as conferências, a deliberação de propostas locais para as três esferas: municipal, estadual e nacional e a eleição para os delegados que vão representar o município na etapa estadual, que acontece em dezembro. Já a 4ª Conferência Nacional de Cultura será realizada em março de 2024, em Brasília.
“Poços de Caldas participou de todas as etapas desde a realização da primeira conferência. Estamos na quinta conferência porque realizamos uma edição no ano passado, para tratar de assuntos locais. Este é um momento de grande importância, especialmente considerando o protagonismo de Poços de Caldas na participação em instâncias na esfera estadual e federal”, destaca o secretário municipal de Cultura, Gustavo Dutra. A Conferência Municipal de Cultura visa estabelecer um momento de ampla participação da comunidade poços-caldense no que diz respeito às políticas públicas para a Cultura, garantir o pleno debate em torno das questões apontadas pelo setor cultural e a apresentação de propostas efetivas para a área.