Coopoços e o Dia C: transformando comunidades através do voluntariado
Poços de Caldas, MG – O Dia C, ou Dia de Cooperar, é uma data especial que ganha destaque a cada ano, reforçando o compromisso das cooperativas com o desenvolvimento social e o bem-estar das comunidades. A presidente da Coopoços, Ana Alice de Souza, falou sobre a iniciativa.
Criado pelo Sistema Ocemg em 2009, o Dia C tem como objetivo central contribuir para o desenvolvimento social das comunidades por meio do voluntariado, transformando realidades e elevando a qualidade de vida das pessoas. Essa iniciativa está alinhada com o 7º princípio cooperativista, que enfatiza o interesse pela comunidade, e com o valor da responsabilidade social.
Este ano, a Coopoços escolheu uma abordagem inovadora para o Dia C estimulando a participação do público infantil, de olho no futuro do cooperativismo. Em parceria com a ONG Oficina dos Sonhos, que se dedica a apoiar gestantes em situação de vulnerabilidade, nossas crianças foram motivadas a arrecadarem fraldas, shampoos, pomadas e sabonetes infantis que integrarão os Kits entregues às gestantes atendidas, visando a tornar essa fase de suas vidas um pouco mais fácil.
A campanha teve início em 1º de setembro e foi marcada por um sorteio de 2 smartphones no dia 18 de outubro, premiando aqueles que participaram ativamente. A presidente da Coopoços aproveitou a oportunidade para expressar sua gratidão à parceria e ao apoio contínuo dos cooperados, enfatizando que o sucesso dessas iniciativas só é possível graças à crença e confiança deles no trabalho da cooperativa.
Ana Alice de Souza destacou a importância de ir além da solidariedade no Dia C. O objetivo é proporcionar maior visibilidade ao cooperativismo, demonstrando que as cooperativas desempenham um papel significativo no fomento do desenvolvimento e da transformação social. Essa é uma mensagem que o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, também enfatiza.
O impacto do Dia C é notável em Minas Gerais, onde mais de um milhão de pessoas são beneficiadas anualmente. Com a participação de 250 cooperativas e o envolvimento de 54 mil voluntários em cerca de 300 municípios mineiros, o programa é uma força motriz do cooperativismo e um exemplo brilhante de como as cooperativas fazem muito mais do que negócios. Elas estão empenhadas em construir um futuro melhor para todos.