sind

Sindserv diz que novo regime não prejudica trabalhadores celetistas

Data da Publicação:

23/10/2023

 

Poços de Caldas, MG – Na tarde de quinta-feira (20), centenas de servidores da prefeitura responderam ao chamado do Sindicato dos Servidores Públicos de Poços, o Sindserv, e marcaram presença na assembleia geral extraordinária realizada em frente à Câmara Municipal. O encontro visava discutir uma proposta legislativa apresentada pelo Executivo, que propunha a alteração do regime jurídico dos servidores da prefeitura de Poços, migrando do regime celetista para o estatutário, além de reformular os planos de carreira.

Apesar das pressões vindas das chefias diretas e do próprio prefeito, os servidores demonstraram grande comparecimento e acompanharam uma das votações mais extensas no Legislativo. Durante o encontro, a presidenta do Sindserv, Marieta Carneiro, esclareceu aos presentes que a proposta não afetaria os celetistas, garantindo, por meio de negociações com o Sindicato, que estes não seriam obrigados a migrar para o regime estatutário. Adicionalmente, os aposentados foram assegurados a manterem seus empregos.

“Acredito que isso tenha proporcionado uma certa tranquilidade aos servidores celetistas. Quanto ao projeto em si, foi aprovado com diversas sugestões feitas pela diretoria do Sindserv ao longo do tempo em que o texto foi analisado. Tanto no Coparp (Conselho de Política de Administração e Remuneração de Pessoal), quanto na apresentação feita à Câmara de Vereadores. Tivemos várias reuniões com os vereadores para que acatassem as sugestões de emendas, o que ocorreu ontem. Algumas emendas foram aceitas, outras não. Especialmente aquelas relacionadas aos planos de carreira. Os legisladores alegaram não poder aprovar emendas que acarretassem em despesas e gastos. Essa alteração deveria partir do Executivo. Portanto, percebemos que os vereadores votaram algumas emendas sugeridas por nós de forma negativa, argumentando ser responsabilidade do chefe do Executivo”, esclareceu.

A expectativa agora é pela abertura de concursos públicos para solucionar a carência de servidores, e Marieta já adianta planos para novas negociações. “A abertura dos concursos públicos está próxima. Aguardamos com grande expectativa para corrigir a carência de concursos públicos em Poços de Caldas, uma lacuna persistente por muitas décadas. Quanto a questões que percebemos como prejudiciais aos futuros servidores, buscaremos corrigir essas distorções ou falta de benefícios por meio de negociações com os prefeitos ao longo dos anos e da persistência da classe trabalhadora”.

Para Marieta, os próximos anos serão marcados por ainda mais esforço na tentativa de apoiar os novos trabalhadores da prefeitura. “De forma geral, creio que avançamos. Não atingimos o que desejávamos. Preferíamos que fosse o menos prejudicial possível, mais próximo da nossa realidade. No entanto, o prefeito argumentou que o objetivo do regime estatutário é se alinhar às leis federais e, ao mesmo tempo, promover economia. Por isso, não foram concedidos, dentro do novo regime, benefícios que já havíamos conquistado pela luta da classe trabalhadora. O Sindserv, no entanto, não se deixará intimidar. Sabemos que teremos um grande desafio pela frente, que é conciliar os benefícios do regime celetista com as conquistas dos servidores estatutários. O ponto positivo é a abertura dos concursos, e esperamos que isso resolva os graves problemas que enfrentamos nos setores devido à falta de servidores permanentes, devido à rotatividade, e agora à contratação de terceirizados. Desejamos que os concursos ponham fim a esse problema das terceirizações também”.

Leia Também

foto-paixao-18-04-25

Espetáculo “Pelos Caminhos do Gólgota” será apresentado hoje em Poços de Caldas

Poços de Caldas (MG) – Uma das mais tradicionais encenações da Semana Santa no sul de Minas Gerais, o espetáculo “Pelos Caminhos do Gólgota” retorna em 2025 com a proposta de emocionar e refletir sobre os valores da vida, fé…
Foto: Divulgação

Oficina gratuita com Dani Alvisi discute curadoria e estratégias para festivais culturais

Poços de Caldas, MG - Em 2024, Daniela Alvisi, artista visual, arte-educadora e produtora cultural, esteve como assistente de produção convidada do 13º Festival Artes Vertentes – Festival Internacional de Artes, em Tiradentes. Participou da rotina intensa de um dos…
Foto: PMPC/Divulgação

Prefeitura recebe representantes da juventude para discutir avanços no Conselho Municipal

Poços de Caldas, MG - Na última quarta-feira, dia 9, os membros do Conselho Municipal da Juventude se reuniram com o prefeito Paulo Ney, o secretário municipal de Governo, José Carlos Zanetti, e o diretor do Departamento de Parcerias e…
Foto: PMPC/Divulgação

Prefeitura e Unifal assinam Protocolo de Intenções para desenvolvimento de projetos

Poços de Caldas, MG - A Prefeitura de Poços de Caldas e a Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) oficializaram, nesta quarta-feira (16), a assinatura de um Protocolo de Intenções que marca o início de uma parceria estratégica voltada para o…
Foto: Divulgação

Alcoa Poços de Caldas lança edição 2025 do Programa Cultivando a Mata Atlântica

Poços de Caldas, MG - A Alcoa Poços de Caldas acaba de iniciar a edição de 2025 do Programa Cultivando a Mata Atlântica, que promove a educação e sensibilização ambiental para estudantes da rede pública de Poços e região. As…
Foto: Divulgação

Mutirão de cirurgias atende mais quarenta pacientes

Poços de Caldas, MG - A Santa Casa de Poços de Caldas realizou, neste último final de semana (12 e 13 de abril), a 3ª rodada do mutirão de cirurgias, em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!