luzia_23

Vereadora propõe criação de Repúblicas para Idosos em Poços de Caldas

Data da Publicação:

23/10/2023

Poços de Caldas, MG – A vereadora Luzia Teixeira Martins (PDT)apresentou indicação ao Executivo que propõe a criação de Repúblicas para Idosos no município, uma iniciativa que visa atender às crescentes necessidades de uma parcela da população idosa que vive sozinha.
A vereadora enfatiza a necessidade de cuidar dos idosos que vivem sozinhos e não têm um vínculo familiar próximo. Ela destaca que as Repúblicas para Idosos seriam uma solução para idosos em situação de vulnerabilidade, proporcionando-lhes maior tranquilidade e um ambiente mais acolhedor. Essa iniciativa visa atender às necessidades da população idosa e garantir que eles tenham um lugar seguro e digno para viver.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil, 41,8% dos domicílios unipessoais são ocupados por idosos. Esse número em crescimento evidencia a necessidade de oferecer opções de moradia adequadas a essa população, que muitas vezes opta por manter sua autonomia.
A manutenção da autonomia é fundamental para a autoestima dos idosos, bem como para seus cuidadores e familiares. As Repúblicas para Idosos representam uma alternativa de moradia compartilhada entre idosos, permitindo-lhes continuar vivendo de forma independente, sem abrir mão de sua privacidade. Essas repúblicas proporcionam um ambiente semelhante a uma convivência familiar, onde os residentes podem realizar suas atividades diárias normalmente, ao mesmo tempo em que desfrutam da companhia de outros idosos e recebem apoio em termos de serviços de saúde e assistência social.
A proposta de criar Repúblicas para Idosos surgiu a partir do II Seminário da Pessoa Idosa, onde se discutiu a necessidade de oferecer moradia digna a idosos que vivem sozinhos em condições precárias, bem como àqueles que, por diversos motivos, necessitam ser retirados do convívio familiar. Essas repúblicas representam uma resposta eficaz a essas demandas, garantindo um ambiente seguro e acolhedor para a população idosa do município.
A iniciativa da vereadora Luzia Teixeira Martins, se implementada, pode contribuir significativamente para o bem-estar e qualidade de vida dos idosos em Poços de Caldas, demonstrando um compromisso com a promoção do envelhecimento saudável e a garantia de moradia digna para todos os cidadãos da terceira idade. Agora, cabe às autoridades locais avaliar e considerar essa importante indicação em prol do bem-estar dos idosos do município.

Leia Também

Foto: CMPC/Divulgação

Tiago Mafra propõe atenção à saúde mental de educadores

Poços de Caldas, MG - Um Requerimento foi protocolado pelo vereador Tiago Mafra (PT), com o objetivo de ter informações detalhadas acerca dos afastamentos dos professores diagnosticados com Síndrome de Burnout, depressão e transtornos de ansiedade. O documento nº 1252/2025…
Foto: CMPC/Divulgação

Programa de Regularização Fiscal é tema de discussão em audiência pública

Poços de Caldas, MG - Na última semana, a Câmara Municipal de Poços de Caldas realizou uma audiência pública para discutir o Projeto de Lei Executivo nº 01/2025, que institui o Programa de Regularização Fiscal – REFIS. O art. 73-A,…
Foto: CMPC/Divulgação

Exposição na Câmara homenageia Líderes Comunitários de Poços de Caldas

Poços de Caldas, MG - Na última segunda-feira, 05, o saguão principal da Câmara de Poços de Caldas foi palco do lançamento da exposição “Líderes Comunitários”, uma iniciativa do vereador Wellington Paulista (PSDB), por meio do Requerimento nº 974/2025. A…
Foto: Divulgação

Poços de Caldas conquista prêmio estadual com projeto pioneiro de concessão turística

Poços de Caldas, MG - Poços de Caldas foi consagrada como campeã na categoria Turismo do 13º Prêmio AMM de Boas Práticas na Gestão Municipal, durante o 40º Congresso Mineiro dos Municípios, realizado em Belo Horizonte nesta terça-feira (6). O…
Foto: Divulgação

Equipe da Divisão de Patrimônio Construído e Tombamento participa do Parlamento Jovem

Poços de Caldas, MG - Nesta segunda-feira (5), a equipe da Divisão de Patrimônio Construído e Tombamento (DPCT) da Secretaria Municipal de Planejamento participou da Oficina do Parlamento Jovem 2025, realizado no Plenário da Câmara Municipal, através da Escola do…
Foto: CMPC/Divulgação

CPI dos Serviços Funerários tem segunda reunião com Requerimentos ao Poder Executivo

Poços de Caldas, MG - Na tarde da última segunda-feira, 05, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apura possíveis irregularidades nos serviços funerários de Poços de Caldas realizou uma reunião ordinária na sede da Câmara Municipal. Durante o encontro,…