ciga

Número de fumantes está em queda no Brasil, mas campanhas antifumo são necessárias

Data da Publicação:

24/10/2023

São Paulo, SP – A redução do número de fumantes no Brasil vem ocorrendo de forma gradativa desde os anos 90, mas as doenças provocadas pelo consumo de cigarro ainda chamam a atenção. Um compilado de informações do IBGE, da Receita Federal e do Vigitel, sistema governamental de vigilância da saúde da população, mostra que, entre 1980 e 2010, houve uma queda de 65% do mercado tabagista no país.

Mas ainda há um caminho a ser seguido. O Brasil já tem um planejamento de combate ao cigarro para até 2030, obedecendo ao Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas e Agravos Não Transmissíveis (também chamado de Plano de DANT). Este mesmo documento, aliás, mostra que, em 2019, 9,8% da população das capitais e do Distrito Federal ainda eram fumantes – a maioria composta por homens de baixa escolaridade, com faixa etária dos 45 aos 54 anos.

“Os números são positivos e devem ser celebrados, mas ainda notamos um alto surgimento de doenças originárias do tabagismo, principalmente cânceres de pulmão, de boca, de laringe e pâncreas, dentre outros. Ainda é preciso percorrer um longo caminho para que essas enfermidades, que ocorrem em sua maioria por conta do cigarro, sejam reduzidas”, explica o pneumologista do Hospital Felício Rocho Leonardo Meira.

Ainda de acordo com o Plano de DANT, estima-se que em 2015 mais de 156 mil mortes tenham sido provocadas diretamente pelo consumo de cigarro, representando uma média de 428 mortes por dia – 12,6% dos óbitos registrados no país. “O problema é que o fumo ainda é um hábito preservado em parte da população. Para agravar, a interrupção do consumo de cigarro é bastante difícil, especialmente porque em sua composição há elementos que levam à dependência. É um desafio bastante difícil para o fumante e para a própria sociedade”, argumenta o médico.

Por isso, ele defende a manutenção de campanhas antifumo e uma política mais rigorosa contra a indústria tabagista, como já vem ocorrendo. “A tributação mais pesada sobre o cigarro tem se mostrado um plano eficaz não só no Brasil como em outras partes do mundo. Mas há mais a ser feito: é preciso vencer o vício do cigarro pela consciência, não pelo preço que chega ao consumidor. Toda campanha que promova a conscientização é importante, se conseguir subtrair novos consumidores do mercado”, pontua o pneumologista do Felício Rocho.

Leia Também

Foto: PMPC/Divulgação

Horto Municipal produz mais de 8 mil mudas no primeiro trimestre de 2025

Poços de Caldas, MG - O Horto Municipal Armando Mendes, fundado na década de 1930, tem desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento ambiental de nossa cidade. Sua primeira missão foi fornecer plantas para os jardins da área central, ao redor…
Foto: PMPC/Divulgação

Campanha de adoção de cães em Poços de Caldas registra aumento de quase 37% em 2025

Poços de Caldas, MG - A campanha de adoção de cães promovida pela Prefeitura tem alcançado resultados surpreendentes. Em apenas três meses de 2025, já foram adotados 14 cães, o que representa um aumento de 36,8% em comparação ao total…
Foto: Divulgação

Poços reforça ações de prevenção à febre amarela e orienta turistas com a proximidade dos feriados

Poços de Caldas, MG - Com a proximidade da Semana Santa, que será celebrada entre os dias 18 e 20 de março, estendendo-se até o feriado de Tiradentes, em 21 de abril, a Prefeitura de Poços de Caldas, por meio…
Foto: Divulgação

Aberto cadastramento para composição do Conselho Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia

Poços de Caldas, MG - A Prefeitura de Poços de Caldas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SEDETI), publicou no Diário Oficial do Município o edital de Cadastramento para Composição do Conselho Municipal de Inovação, Ciência…
Foto: PMPC/Divulgação

Capacitação sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA) será realizada para profissionais da saúde

Poços de Caldas, MG - No mês da Conscientização do Autismo, a Prefeitura de Poços de Caldas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove um evento de Capacitação em Transtorno do Espectro Autista (TEA) voltado aos profissionais da Rede…
Foto: Divulgação

Prefeitura identifica vandalismo em contenção de aguapés na Represa Bortolan

Poços de Caldas, MG - A Prefeitura de Poços de Caldas, por meio da secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, identificou um ato de vandalismo na Represa Bortolan, situada na região oeste da cidade. Um cabo de aço, instalado como…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!