Formação debate estratégias pedagógicas para estudantes do Transtorno do Espectro Autista
Poços de Caldas, MG – O Ciclo de Estudos da Secretaria Municipal de Educação realizou, na última quinta-feira (27), mais uma formação sobre práticas educativas para estudantes do Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas séries iniciais do Ensino Fundamental I, em parceria com o Espaço Multi Tea da Unimed. O curso contemplou aproximadamente 100 educadores.
As palestras abordaram desde o conceito, diagnóstico, manejo comportamental, linguagem, além de estratégias pedagógicas e materiais para a construção de um trabalho pedagógico adequado.
A palestra sobre estratégias pedagógicas foi ministrada pela supervisora pedagógica da Educação Especial da SME, Ana Cristina Manucci Bonassi, que é psicopedagoga clínica/ institucional, pedagoga, especialista em Atendimento Educacional Especializado e neuropsicopedagoga. “A avaliação foi muito positiva, os educadores tiveram informações pertinentes, o que pode ajudar a construir uma prática mais inclusiva nas unidades escolares”, destaca a supervisora pedagógica.
A programação contou também com a participação da equipe terapêutica do Multi Tea em todas as orientações aos educadores, com a participação da chefe do espaço, a psicóloga e pedagogo, Michele Fernandes Vieira, da terapeuta ocupacional Marianne Laís Silva, da fonoaudióloga Izabele Silva Duarte e da psicóloga Lidiane Raquel da Silva Gonçalves.
O presidente da Unimed, Odilon Trefiglio Neto, também participou do evento, assim como a secretária municipal de Educação, Maria Helena Braga, a coordenadora da Divisão Pedagógica da SME, Marta Suely de Andrade, as supervisoras pedagógicas do Setor de Ensino Fundamental, Médio e Especial da SME, Fabiana Gomes Assis, Kamila Poloniato Gonçalves, Silvia Vieira Maia, Débora Rita Silva e Graziela de Gouvêa Gonçalves Miguel.