Paulo Ney ressalta mudança no estatuto, avanços em obras, traillers e eleições 2024
Poços de Caldas, MG – Nesta edição, o Mantiqueira entrevista o Secretário de Governo, Paulo Ney de Castro Júnior, que abordou uma série de tópicos que têm sido destaque nas notícias de Poços de Caldas. Um dos temas em destaque foi o novo Estatuto dos Servidores.
O Estatuto dos Servidores representa uma conquista significativa e foi aprovado após um esforço árduo. O Secretário Paulo Ney de Castro Júnior destacou a importância dessa aprovação, destacando que o estatuto foi um assunto que estava em discussão por cerca de 15 anos. O impacto da aprovação desse estatuto é de grande magnitude para o município.
O processo de aprovação envolveu extensas conversas com vereadores, sindicatos e outros atores relevantes. A atual gestão encaminhou o projeto para a Câmara Municipal no ano de 2021, e desde então, houve um amplo debate em torno dele.
O secretário destacou que o entendimento foi alcançado, e o modelo proposto foi considerado o ideal para ser apresentado à Câmara. “Felizmente, o estatuto foi aprovado e essa aprovação abre caminho para que a prefeitura possa realizar novos concursos, um passo fundamental para o desenvolvimento do município”, destacou Paulo Ney
Uma das questões mais debatidas em relação ao estatuto foi o impacto sobre os servidores celetistas, que são os atuais servidores da prefeitura. O secretário enfatizou que o estatuto não traz nenhuma perda para esses servidores, mas trata das regras que se aplicarão aos futuros servidores aprovados em concursos públicos.
Paulo Ney de Castro Júnior também agradeceu o apoio e a compreensão dos vereadores que desempenharam um papel essencial na aprovação deste Estatuto dos Servidores. Ele reconheceu os desafios enfrentados pela Câmara durante o processo e destacou o comprometimento dos vereadores em prol do bem-estar da cidade e do futuro de Poços de Caldas.
O novo Estatuto dos Servidores deve ser sancionado nesta segunda-feira, representando um marco importante na história do município.
TRAILLERS
Em mais um ponto de destaque, o Secretário de Governo, Paulo Ney de Castro Júnior, falou da questão da retirada dos trailers de lanches da Praça dos Macacos. Novamente, sua influência foi vital nesse processo.
“Este assunto foi acompanhado de perto pela administração municipal e a ação tomada seguiu os preceitos legais, resultando na remoção dos trailers.
Com a remoção, o espaço passa por revitalização e transformação, prometendo oferecer um ambiente mais agradável e apropriado para a comunidade e visitantes. A Praça dos Macacos não foi a única a passar por essa transformação, visto que uma situação semelhante ocorreu na Praça Dom Pedro II.
Paulo Ney explicou: “É o mesmo caso. Eles estavam ocupando o espaço público de forma irregular. Emitimos uma notificação a eles entre abril e maio deste ano, informando sobre a necessidade de desocupação, de modo similar ao que ocorreu na Praça Pedro Sanches. Eles prontamente atenderam, solicitando um prazo maior, que foi concedido pela administração.”
O prazo para a desocupação encerrou no último dia 23. A remoção ocorreu de maneira ordeira e sem maiores complicações, diferentemente da situação da Praça Pedro Sanches, que teve conotações políticas. Cada um dos proprietários dos trailers da Praça dos Macacos conseguiu reestabelecer seu negócio em novos locais, com uma infraestrutura aprimorada.
Paulo Ney de Castro Júnior também destacou a importância desse movimento, afirmando que os proprietários dos trailers agora sentem uma maior segurança em seus novos locais, livres da incerteza de uma desocupação iminente. A mudança não apenas regularizou a situação, mas também proporcionou uma oportunidade de crescimento e melhoria em suas atividades comerciais, atraindo um maior número de pessoas.
A CIDADE
Paulo Ney de Castro Júnior, em sua entrevista, também destacou o momento atual vivido pela cidade, ressaltando as obras em andamento e os desafios enfrentados e superados.
Ele salienta que a administração municipal enfrentou desafios nos primeiros anos do governo do prefeito Sérgio como a falta de dinheiro. “Hoje a situação mudou e a prefeitura conseguiu recuperar seu potencial de investimento e isso se reflete na realização de obras que estão acontecendo em toda a cidade. Um exemplo notável é a construção do Centro Administrativo, uma obra de grande importância. Atualmente, a revitalização da Avenida João Pinheiro está em andamento, tornando-a mais agradável e funcional e a população vem mostrando um grande aprovação”, destacou o secretário. Paulo Ney salientou outra prioridade, a acessibilidade, com obras de melhoria nas calçadas na área central da cidade. Além disso, há obras nos bairros e asfaltamento ocorrendo em várias localidades, demonstrando uma gestão eficaz.
Paulo Ney destaca ainda a área da saúde com avanços notáveis, com cirurgias e procedimentos que foram impactados pela pandemia sendo retomados de forma acelerada. “A população tem reconhecido e valorizado o trabalho realizado pela administração”, disse
O Secretário ressaltou que os desafios são constantes e que a prefeitura deve estar preparada para enfrentá-los. Alguns problemas são resolvidos, mas novos surgem, e a chave é manter a continuidade do serviço e o progresso alcançado nos últimos anos. O trabalho incansável é essencial para evitar retrocessos e manter o crescimento e o desenvolvimento da cidade.
POÇOS 151 ANOS
Em novembro Poços de Caldas celebrará seus 151 anos de história. Paulo Ney compartilhou detalhes da programação especial que está sendo organizada para marcar essa data significativa.
“As secretarias municipais estão ativamente trabalhando na elaboração de uma programação comemorativa abrangente, e a expectativa é que nos próximos dias seja divulgada uma agenda repleta de inaugurações e eventos festivos. Uma das principais ênfases da programação é a entrega de diversos espaços que passaram por revitalização nos últimos meses. Várias unidades de educação na cidade receberam amplas reformas, com o objetivo de proporcionar melhores condições aos alunos e à comunidade. Além disso, unidades novas serão inauguradas, representando um compromisso com o desenvolvimento contínuo da cidade”, disse o secretário.
“A agenda comemorativa está sendo preparada com carinho e dedicação, e em breve, a população de Poços de Caldas poderá conferir as atividades planejadas para celebrar os 151 anos da cidade. Essa celebração promete ser um momento de alegria e reconhecimento da história, cultura e progresso dessa cidade que tanto encanta seus habitantes e visitantes”, destacou.
PISO DA ENFERMAGEM
O pagamento do piso da enfermagem em Poços de Caldas também foi aborado pelo secretário já que o pagamento está previsto para ocorrer no dia 30,.
“Vale lembrar que o piso da enfermagem é um recurso federal, com valores pré-determinados para cada profissional, e é repassado ao município. Nesse sentido, o primeiro repasse ocorreu de forma tranquila e foi integrado ao pagamento dos profissionais, uma medida administrativa adotada anteriormente”, falou Paulo Ney.
O Secretário ressaltou que as categorias envolvidas devem observar o mesmo procedimento do mês anterior, mantendo o pagamento junto com a folha no dia 30. Essa decisão visa a manter a organização e eficiência no repasse do piso da enfermagem, garantindo que os profissionais recebam o valor devido de acordo com os critérios federais estabelecidos.
RELAÇÃO COM
OS VEREADORES
Paulo Ney demonstra um relacionamento muito positivo com todos os vereadores da cidade, inclusive com os que fazem parte da oposição. Esse aspecto é fundamental para o andamento da administração municipal, como ele ressaltou em sua entrevista.
O Secretário destacA que este bom relacionamento e o diálogo facilitam a gestão e contribuem para o entendimento e a colaboração entre os diferentes atores políticos. Ele exemplificou essa postura em relação à questão dos trailers de lanches na Praça Dom Pedro II, onde ele fez questão de dialogar com todos os proprietários. Esse diálogo resultou em um processo mais tranquilo e eficiente na hora de tomar decisões relacionadas a essa situação.
Paulo Ney de Castro Júnior enfatiza a importância do relacionamento, afirmando que não é tudo, mas é quase tudo na política. Ele acredita que é fundamental manter um canal aberto com a oposição, ouvir suas opiniões e propostas, pois mesmo nas vozes discordantes podem surgir ideias valiosas. Esse reconhecimento é compartilhado pela Câmara Municipal, o que demonstra a eficácia desse enfoque.
Além disso, o Secretário valoriza o relacionamento não apenas com vereadores, mas também com secretários, prefeitos e ex-prefeitos, sempre priorizando o diálogo e a colaboração em todos os níveis da administração pública.
Paulo Ney também destaca seu bom relacionamento com o sindicato e a importância da representatividade dos servidores. Ele lembrou da próxima eleição sindical e a relevância que o sindicato tem para a cidade. No entanto, reconheceu que a política sindical influenciou negativamente o processo de aprovação do Estatuto dos Servidores, mas espera que a eleição ocorra em um ambiente de tranquilidade e respeito.
CANDIDATO?
Com o encerramento da administração do prefeito Sérgio Azevedo marcado para 2024, a cidade está repleta de expectativas e especulações sobre quem será o candidato à sucessão que terá o apoio do atual prefeito. Entre os nomes que têm sido mencionados, o do Secretário de Governo, Paulo Ney de Castro Júnior, ganha destaque.
Ele abordou também esse assunto com naturalidade. Paulo Ney destacou que sua posição como Secretário de Governo envolve um relacionamento próximo com todas as outras secretarias e com a Câmara Legislativa, tornando sua presença naturalmente visível no cenário político da cidade.
Ele ressaltou que, no atual contexto, é comum que diversos nomes estejam sendo considerados para a sucessão, e ele está à disposição caso seja chamado para essa responsabilidade, embora isso não esteja em seus planos iniciais. “ Claro que o reconhecimento do trabalho é muito bom, mas realmente não é algo que penso como priotidade agora””, disse. “A decisão final cabe ao prefeito, que terá a prerrogativa de indicar seu sucessor. o prefeito fará a escolha baseada no interesse da cidade e na continuidade das políticas públicas bem-sucedidas que vêm sendo implementadas”, continuou
O foco principal, segundo o Secretário de Governo, não deve ser necessariamente quem sucederá o prefeito, mas sim a manutenção e a melhoria do trabalho realizado até o momento. O mais importante é assegurar que a cidade de Poços de Caldas continue a crescer e prosperar, independentemente de quem esteja no comando.
Paulo Vitor de Campos
pvc.mantiqueira@gmail.com
pvcampos@gmail.com