Turismo em Poços atinge patamares inéditos com o Grupo Citur à frente
Poços de Caldas, MG – Em seus 151 anos de existência, o turismo em Poços de Caldas nunca esteve tão em alta. Visitantes de todo o Brasil têm invadido a cidade, e a qualidade dos pontos turísticos e dos serviços oferecidos faz toda a diferença. O responsável por esse sucesso tem um nome: Grupo Citur. A empresa, liderada por Marcos de Carvalho Dias, assumiu a gestão do turismo em março deste ano, e desde então, as transformações são notáveis.
O Mantiqueira conversou com o empresário Marcos de Carvalho Dias, presidente do Grupo Citur, que celebra todo esse empreendimento e afirma que o projeto planejado no contrato trará ainda mais melhorias.
Cristo Redentor
Sem dúvida, o ponto alto do projeto da Citur é o topo da Serra de São Domingos. Atualmente, tanto turistas como moradores de Poços de Caldas podem desfrutar de uma variedade de atrativos que não existiam até pouco tempo. O local oferece um café com vista panorâmica da cidade, mirantes revitalizados, praça de alimentação, a oportunidade de saborear um chopinho no final da tarde e um complexo com esportes radicais, como arborismo e tirolesa, entre outros. Segundo Marcos de Carvalho Dias, a rampa de paraglider ainda não está concluída, faltam alguns detalhes, mas quando estiver pronta, será uma das maiores e mais belas do Brasil. O local contará com a parceria com a Gonçalves Choperia.
Mercado
Outro projeto em andamento no local é a criação do Mercado do Cristo. Carvalho Dias destaca que a atração está sendo preparada com muito cuidado e, quando estiver pronta, certamente será um dos principais pontos de visitação da cidade. O mercado está sendo instalado no prédio onde anteriormente funcionava um restaurante e um aquário, e que, assim como outros pontos turísticos da cidade, estava abandonado.
Novo teleférico
O Grupo Citur também tem um projeto bastante ambicioso, a implantação de um segundo teleférico na cidade. Este novo equipamento ligaria o topo da Serra de São Domingos ao complexo do Country Club. Marcos Carvalho Dias ressalta que este projeto faz parte dos planos, mas é importante salientar que não será concretizado em breve e deve levar pelo menos uns cinco anos para sair do papel. “Uma das cláusulas do contrato de concessão era a substituição do teleférico antigo, considerado ultrapassado. No entanto, hoje, o equipamento existente, embora antigo, está praticamente novo, com todas as peças renovadas. As cabines foram revitalizadas, e todos os equipamentos foram modernizados”, destacou. Por esse motivo, a empresa está em conversas com a prefeitura para criar um novo teleférico em um percurso diferente. Outro projeto relacionado ao teleférico é a questão da acessibilidade, que inclui a instalação de um elevador na estação do centro da cidade, para permitir que cadeirantes acessem as cabines, bem como a implementação de cabines maiores, com espaço para cadeiras de rodas, para possibilitar o transporte de cadeirantes até o topo da serra.
Country Club privatizado?
O empresário revelou ao Mantiqueira que estão em andamento conversas com a prefeitura sobre a possível privatização do Country Club, com grandes investimentos planejados para o local. “Sabemos que as secretarias que funcionam no local se mudarão para o Centro Administrativo. Assim, esse belo lugar ficaria subutilizado, e, por isso, nos interessa administrá-lo, da mesma forma que estamos fazendo com os outros pontos turísticos,” disse Carvalho Dias.
Outras atrações
O empresário destacou outros pontos turísticos administrados pela Citur. A Fonte dos Amores está aberta ao público, mas ainda passa por várias melhorias. Carvalho Dias menciona a descoberta de um canteiro de flores do início dos anos 1920 no local, que está sendo restaurado. O Recanto Japonês está na fase final de recuperação, com destaque para a nova Casa de Chá construída por um grupo de japoneses que vieram ao Brasil especificamente para esse projeto.
Zoo das Aves
Outro projeto em andamento é a transferência do Zoo das Aves para o Véu das Noivas. A ideia, segundo Carvalho Dias, é que o local esteja pronto para receber turistas em 2025. Atualmente, estão sendo realizados estudos, que estão em estágio avançado. Posteriormente, haverá um processo de aprovação por entidades como o Ibama, o que é um processo mais complexo e demorado. Após isso, começarão as obras, determinando o local onde cada ave será acomodada antes de iniciar a transferência.
População local
Uma das mudanças desde que o Grupo Citur assumiu a gestão do turismo de Poços de Caldas é a cobrança de ingressos em alguns pontos turísticos. No entanto, os residentes de Poços de Caldas têm um tratamento diferenciado neste aspecto e, em equipamentos como o teleférico, por exemplo, pagam meia-entrada, desde que apresentem um comprovante de residência na cidade. Essa política de cobrança já estava em vigor no Zoo das Aves. “Facilitamos para os moradores da cidade, pois eles têm todo o direito a esse benefício para desfrutar dos pontos turísticos”, destacou o empresário.
Satisfação
Marcos de Carvalho Dias conclui a entrevista com o Mantiqueira falando sobre o resultado da concessão. “Claro que estou satisfeito e feliz com tudo o que está sendo feito. Ver a melhoria dos pontos turísticos e a aprovação dos visitantes mostra que fizemos a coisa certa. Nossos projetos são amplos, tanto a curto quanto a longo prazo, mas tudo o que aconteceu até agora nos deixa com a certeza de que estamos no caminho certo,” finalizou.
Paulo Vitor de Campos
pvc.mantiqueira@gmail.com
pvcampos@gmail.com