Protegendo-se
Recentemente, uma pesquisa conduzida pela Serasa entre os meses de maio e junho de 2022 trouxe à luz uma preocupante estatística: 40% dos brasileiros já foram vítimas de fraudes financeiras. Entre essas ocorrências, 14% delas tiveram como ponto de partida o sistema de pagamentos Pix, enquanto 13% foram resultantes da emissão de boletos falsos.
Esses números alarmantes demonstram a necessidade urgente de se educar e proteger contra as artimanhas dos criminosos virtuais. A segurança financeira é uma responsabilidade compartilhada entre instituições e cidadãos, e aqui estão algumas dicas essenciais para se defender contra golpes:
Nunca forneça seus dados a ninguém: Mantenha seus dados pessoais e bancários em sigilo absoluto. Instituições financeiras legítimas nunca solicitarão informações confidenciais por meio de canais não seguros.
Comunique-se pelos canais oficiais:. Evite fornecer informações sensíveis por telefone ou através de redes sociais.
Desconfie de ofertas muito atraentes: Ao receber ofertas irresistíveis por meio de redes sociais, telefone ou e-mails, mantenha um olhar crítico. Muitas vezes, essas ofertas podem ser iscas para fraudes.
Evite compartilhar dados bancários em redes públicas: Ao acessar sites ou aplicativos que solicitam informações bancárias, certifique-se de estar em uma rede segura e protegida. Redes públicas/abertas podem ser alvo fácil para hackers.
Não clique em links suspeitos: Seja por e-mail ou mensagem de texto, links de origem duvidosa podem ser uma armadilha. Evite clicar neles e verifique sempre a legitimidade da fonte.
Negocie dívidas diretamente com o credor: Se estiver lidando com dívidas negativadas ou contas atrasadas, busque diretamente a instituição credora. Evite intermediários e canais não oficiais.
Cautela ao pagar boletos: Nunca efetue pagamentos de boletos enviados em nome de bancos e financeiras sem ter solicitado. Verifique a origem e autenticidade dos documentos.
É grave esta situação atual e todos estão sujeitos a este tipo de ataque. Então cautela em tudo que for relacionado a dinheiro e documentos financeiros.