fearpo_17

Exposição no Museu destaca Ternos de Congos e Caiapós de Poços de Caldas

Data da Publicação:

17/11/2023

Poços de Caldas, MG – Os tambores do Terno de Congo Nossa Senhora da Saúde ecoaram pela Villa Junqueira, espalhando a energia dos devotos de São Benedito, durante a abertura da exposição “Congos e Caiapós: Museu Abre Passagem”, que segue em cartaz no Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas até o dia 26 de novembro. No encerramento, haverá uma roda de conversa com o tema “Congadas e Caiapós: Cultura e Religiosidade em Poços de Caldas”, no domingo (26), às 9h, também com a presença do Terno Nossa Senhora da Saúde e do Grupo de Caiapós do São José.
A mostra tem como objetivo reconhecer, valorizar e divulgar práticas e bens culturais da cidade e ampliar o interesse da população local em relação às Congadas e aos Caiapós. “Além de celebrar o aniversário de 51 anos do Museu, a exposição também marca o mês da Consciência Negra. Agradecemos ao Terno de Congo de Nossa Senhora da Saúde e convidamos a todos para que prestigiem a mostra, que resume em objetos e imagens a fé e a devoção do povo de Poços de Caldas a São Benedito, por meio da tradição dos Ternos de Congos e Grupos de Caiapós”, ressaltou a coordenadora do MHGPC, Nanci de Moraes, durante a abertura, realizada no último sábado (11).
A mostra conta com fotografias, vestimentas, estandartes, bandeiras e objetos ligados aos Ternos de Congos e Grupos de Caiapós. Segundo a historiadora Regiane Augusto de Mattos, no livro História e Cultura Afro-Brasileira, reis africanos de nação começaram a ser chamados de “reis do Congo”. Este título representava lideranças de comunidades negras mesmo que a pessoa não fosse natural daquele reino. Com o passar dos anos, surge uma identidade negra em torno dessa manifestação, abrangendo africanos de diversas partes do continente e também seus descendentes. Atualmente, essa expressão cultural é conhecida como Congada, sendo uma das festas mais populares do Brasil. É também um importante patrimônio imaterial.
No livro Memórias Históricas de Poços de Caldas, Nilza Botelho Megale descreve que os caiapós são pessoas vestidas de indígenas, pintadas e tatuadas. O cacique possui um traje mais apurado e empunha a buzina de Chifre. Os dançadores utilizam saia de capim, camisas cobertas com penas de galinha, pulseira nos braços e artelhos e colares, carregando nas mãos arcos, flechas e espadas de madeira, que batem para marcar o ritmo. Os instrumentos utilizados são: buzinas, reco-reco, chocalhos e tabuinhas. Vale lembrar que eles não cantam e nem falam, pois os indígenas não compreendiam o idioma português.
Aqui em Poços de Caldas, o primeiro registro de Congada é da Revista de Poços, em maio de 1904. Os Ternos de Congos e Caiapós são fundamentais para as festividades de São Benedito, que ocorrem de 1º a 13 de maio. Na tradição local, a peculiaridade da presença de indígenas junto aos negros na festa ocorre porque os indígenas se solidarizaram com a condição de escravidão dos negros. A mostra pode ser visitada até 26 de novembro, de terça a sexta, das 9h30 às 16h30; aos sábados, das 13h às 17h; e aos domingos, das 9h às 13h.

Leia Também

Foto: Divulgação

Banda Marcial do Colégio Municipal participa de Copa América de Bandas e Fanfarras

Poços de Caldas, MG - A Banda Marcial do Colégio Municipal Dr. José Vargas de Souza está participando da II Copa América de Bandas e Fanfarras - Virtual, representando com orgulho Poços de Caldas e o estado de Minas Gerais.…
Foto: Divulgação

Evento cultural movimenta a Biblioteca Centenário e o Museu em programação noturna

Poços de Caldas, MG - Na noite desta quinta-feira (10), o Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas e a Biblioteca Municipal Centenário estenderam seu horário de funcionamento para oferecer ao público uma programação cultural gratuita e diversificada, dentro…
Foto: Divulgação

Mais uma vez o Flipoços promove uma programação musical encerrando todas as noites do Festival

Poços de Caldas, MG - O Ciclo de Literatura e Música, intitulado Levedo & Letras que o Flipoços promove anualmente como parte da programação oficial do Festival, terá início no dia 26 de abril, no Palco Sulfurosa, com o concerto…
Foto: Divulgação

Festival de Inverno lança edital para a composição da programação

Poços de Caldas, MG - Poços de Caldas já se prepara para a 29ª edição de um dos eventos mais tradicionais do calendário cultural da cidade: o Festival de Inverno. A Prefeitura, por meio da secretaria de Cultura, lançou nesta…
Foto: Divulgação

Lucas Cozzani lança no Spotify “A Todo Gardel”

Poços de Caldas, MG - O cantor Lucas Cozzani, acompanhado pelo violonista argentino Rodrigo Albornoz, lança um novo álbum que está disponível em todas as plataformas digitais como Spotify, Deezer e YouTube Music. O álbum é uma homenagem a Carlos…
foto-livro-pedro-bertozzi-11-04-25

“Valeu a Pena Ser Feliz”: obra celebra legado de Pedro Bertozzi e será lançada na Flipoços 2025

Poços de Caldas, MG – A memória de um dos maiores comunicadores que Poços de Caldas já teve será eternizada em um livro que promete emocionar leitores, amigos e admiradores. O jornalista William de Oliveira está finalizando os preparativos para…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!