Gol Tri Poços de Caldas 2023: sucesso, superações e vitórias marcam o evento multiesportivo
Poços de Caldas, MG – No último domingo a cidade foi palco da segunda edição do GoTri Poços de Caldas. O evento foi realizado pela Prefeitura de Poços de Caldas, Secretaria de Esportes e Lazer de Poços de Caldas, ACPC e A3Sport e contou com mais de 250 triatletas de diferentes estados e as disputas foram a Prova GoTri Olímpico e Short.
Um dos organizadores do evento, professor Tarek El-Khatib, representando a A3Sport, expressou sua satisfação em estar na cidade e elogiou o esforço conjunto que faz dela um local cada vez mais encantador.
“É muita felicidade estar nessa cidade com as pessoas que fazem acontecer e fazem essa cidade ser cada vez mais bonita. A gente aqui já começou a prova da modalidade olímpica, e feras de todo o Brasil estão presentes e já estão na água. Acho que está tão para sair, inclusive, né?”, comentou entusiasmado Tarek.
O evento contou com a participação de competidores de alto nível, evidenciando a importância que Poços de Caldas vem conquistando no cenário esportivo nacional. Tarek El-Khatib fez questão de agradecer às entidades e pessoas que tornaram possível a realização do Gol Tri Poços de Caldas.
“Quero expressar minha gratidão à prefeitura municipal de Poços de Caldas, à associação de ciclistas da cidade, e, em especial, à Secretaria de Esportes, liderada pelo meu amigo Pelé, que dará a próxima largada aqui no gol. Triz, sempre presente, fazendo acontecer, ele realmente tem essa proatividade de fazer a cidade ser a cidade do esporte.”
Tarek destacou o papel de Poços de Caldas como uma das cidades mais importantes no cenário esportivo brasileiro, capaz de atrair eventos internacionais. “Isso é demais pra gente e é muita emoção. OPA. Segunda edição, tendência de ser tradicional no calendário.”
O organizador revelou planos ambiciosos para o futuro do evento. “Estamos na segunda edição do Gol Tri Poços de Caldas, e já estamos pensando na terceira edição. Já vamos preparar a data para o próximo ano, né? Ontem, comentamos isso no Congresso técnico, e a data será divulgada em breve. É interessante para Poços de Caldas, que pode triplicar o número de atletas e se tornar uma cidade cada vez mais forte nessa modalidade.”
“Estamos nesse lugar maravilhoso, e não tenho vontade de ir embora de Poços de Caldas. Então, 2024 trará novidades, e a próxima data será anunciada em breve. Agradeço a todos por abraçarem esse esporte e fazerem parte desse momento único.”
A Associação dos Ciclistas desempenhou um papel fundamental na organização do evento. O presidente da entidade, Arison Siqueira, compartilhou sua empolgação com o momento especial que o ciclismo vive na cidade.
“O apoio principal que temos é da Secretaria de Esporte, com nosso querido Pelezinho, e da Prefeitura de Poços de Caldas. Conseguimos trazer novamente o Triatlo para nossa cidade, uma modalidade que vem crescendo muito no Brasil. É uma modalidade completa, reunindo três das principais práticas esportivas: ciclismo, natação e corrida. É muito bonito de assistir, dinâmico e longe da monotonia”, destacou Arison.
“Tenho um prazer e um orgulho muito grande em receber esse evento em nossa cidade. Sempre disse que podemos respirar esporte, transpirar esporte, e isso é muito bacana. Merecemos isso. Uma cidade que transpira esportes, trazer grandes atividades físicas, trazer grandes eventos esportivos é muito gratificante para toda a população, para o turismo e para a economia. Isso é muito bacana”, concluiu Arison Siqueira.
O evento contou com presenças de várias autoridades como o prefeito Sérgio Azevedo, o secretário de obras José Benedito Damião e o secretário de Esportes Pelezinho, além do vereador Paulista. Para o Secretário de Esportes, Fernando Henrique dos Santos, a iniciativa de explorar a represa Bortolan como um ponto de destaque para diversas modalidades esportivas é muito importante.
“Estamos explorando melhor essa represa, que é um cartão postal de Poços de Caldas. Hoje, já estamos abrindo oportunidades para várias modalidades, como o jet ski e, agora, o triatlo. Nosso objetivo é fomentar cada vez mais o esporte náutico aqui”, destacou o Secretário.
O Secretário ressaltou a diversidade de atividades esportivas oferecidas na cidade, buscando atender a todos os gostos e idades. “Hoje já estamos com um projeto de lei de incentivo com o caiaque, ensinando as crianças a remar. Nosso objetivo é cuidar de todas as modalidades, para todos os gostos. O esporte não é mais para poucos, é para todos, porque temos todas as modalidades.”
Ao ser questionado sobre o apoio necessário para realizar eventos esportivos diversificados, Fernando Henrique dos Santos destacou a parceria entre o poder público e a Associação de Ciclistas. “Mais uma vez, é preciso parabenizar o Alisson e toda a sua equipe que entendem a importância de unir forças e trazer diversas modalidades. Aqui, agregamos a natação, a corrida e a bike, atraindo públicos diferentes, mas com o mesmo objetivo de fomentar o esporte. Obrigado pela exploração dessas oportunidades. Outros eventos já estão sendo planejados, e é empolgante ver o engajamento da comunidade esportiva.”
O prefeito Sérgio Azevedo também conversou com o Mantiqueira e evidenciou o comprometimento da cidade em promover e apoiar eventos esportivos de alto nível. “Semana passada tivemos o Mountain Bike com atletas de todo o Brasil reunidos aqui no Parque do Cristo. Foi um evento muito bacana. Sábado foi a vez do xadrez, com a participação de um grande campeão brasileiro, o Mequinho, que esteve presente e realizou um simultâneo com 15 tabuleiros. Aliás, eu fui um dos participantes, que acabou perdendo para ele também. E hoje, estamos testemunhando este grande evento com atletas de ponta, consolidando ainda mais nossa cidade como um local preparado para receber eventos esportivos de todas as categorias e modalidades”, declarou o prefeito.
O prefeito destaca que Poços de Caldas vem se destacando não apenas como um destino para eventos esportivos, mas também como um lugar propício para diferentes tipos de eventos. Ele enfatizou o compromisso da cidade em oferecer todas as condições necessárias para receber bem não apenas competições esportivas, mas também uma variedade de eventos.
“Estamos consolidando nossa cidade como um local preparado não só para eventos esportivos, mas para todos os tipos de eventos. Queremos oferecer as melhores condições para que nossa comunidade e visitantes possam desfrutar de experiências marcantes. Poços de Caldas está aberta e pronta para receber eventos de todas as naturezas, contribuindo para o desenvolvimento esportivo e cultural da região”, concluiu o prefeito Sérgio.
Mais uma vez representando a Câmara Municipal, o vereador Wellington Guimarães, Paulista, marcou presença no Gol Tri Poços de Caldas. “Cheia de eventos, a cidade está fervilhando de atividades esportivas. É muita coisa acontecendo, sempre com o esporte ativo na cidade, especialmente nos finais de semana. Ficamos muito felizes com o envolvimento da população, seja no xadrez, ou no Gol Tri, esse triatlo sensacional, no futebol amador, no master da Caldense, que terá um grande evento na próxima semana, e também no handebol, onde, junto com a Elaine, sempre proporcionamos um grande espetáculo. Só temos que agradecer pela oportunidade de estar junto e parabenizar a Secretaria de Esportes por estar tão envolvida e fazendo a diferença no dia a dia da nossa comunidade”, declarou o vereador.
“A diversidade de modalidades esportivas que Poços de Caldas oferece é inspiradora. O envolvimento da população em cada evento mostra como o esporte é uma força motriz para a união e o bem-estar da comunidade. Parabéns a todos os envolvidos, e que continuemos promovendo o esporte em nossa cidade”, concluiu o vereador Paulista.
Destaque
Um dos grandes destaques do evento foi o atleta Robson Alvarenga, que, ao lado de seus companheiros Rodrigo e Guilherme, conquistou a vitória no revezamento, registrando o tempo de 01:07:25.
Robson Alvarenga expressou sua gratidão pelas bênçãos e apoios que recebeu ao longo de sua jornada esportiva: “Deus tem me abençoado demais. Graças a Deus, hoje eu conto com meus patrocínios, que vêm da Secretaria Municipal de Esportes, através da Prefeitura, da Arka Engenharia e da Caldense, um grande apoiador. Tenho tantas pessoas para agradecer, e já estou ansioso pelo próximo desafio. Estou muito feliz por tudo que tenho vivido.”
O atleta destacou a trajetória desafiadora que enfrentou este ano, ressaltando a superação de obstáculos: “O primeiro semestre foi muito bom, mas a partir de fevereiro, a primeira prova, a Volta ao Cristo, não correu como esperado devido a um problema no olho. Graças a Deus, agora, há muitas coisas boas a caminho em dezembro e no finalzinho de novembro. O Senhor Jesus vai trazer muitas notícias para vocês.”
Robson Alvarenga compartilhou detalhes sobre a equipe vencedora no revezamento, destacando a atuação impecável de seus colegas: “Minha equipe foi composta por Rodrigo Pelota, o Gui, e eu. O Rodrigo nadou, o Gui pedalou incrivelmente, atingindo 40 km por hora, e eu corri os 10 km, mantendo uma média de 35 km/h. Estou muito feliz e satisfeito com o desempenho de todos nós.”
No geral masculino Jamil Bacar Neto foi o campeão com o tempo de 02:07:12.
Jamil Bacar Neto se consagrou como o grande campeão no geral masculino, registrando tempo de 02:07:12. Após a vitória, ele compartilhou suas impressões sobre o desafiador percurso da corrida.
“O percurso da corrida estava realmente desafiador. Tive que superar muitos obstáculos, mas o tempo que consegui abrir em relação aos adversários na natação e no ciclismo não foi suficiente para manter a primeira colocação aqui. Vamos esquecer a diferença, terceira colocação é uma conquista muito significativa para mim”, destacou Jamil Bacar Neto.
O atleta ressaltou a importância das diferentes etapas da competição, que envolveram 1500 metros de natação, 40 quilômetros de ciclismo e 10 quilômetros de corrida. Ele destacou a intensidade e a competitividade presentes em cada segmento, o que tornou a conquista ainda mais especial. Danilo Ribeiro Prado venceu o Sprint Short masculino com o tempo de 01:11:49. Priscila Morais venceu o Tri Olímpico Feminino com o tempo de 02:51:14 e Clarissa Navarro Ferreira de Moraes venceu o Sprint Short com o tempo de 01:23:15
Confira todos os resultados no link. https://settime.com.br/resultados/
TEXTO E FOTOS:
PAULO VITOR DE CAMPOS
pvcampos@gmail.com