Secretaria de Promoção Social alinha funcionamento dos Centros Dia para idosos
Poços de Caldas, MG – A Secretaria Municipal de Promoção Social realizou, nesta quarta-feira (22), uma reunião com representantes das duas instituições vencedoras do Edital de Chamamento Público 4/2023, para contratação de Organizações da Sociedade Civil (OSC) para implantar o serviço de Centros Dia para idosos nas regiões centro, leste e oeste do município.
As OSCs vencedoras são Associação de Promoção Humana e Ação Social (APHAS) e Associação Metodista de Ação Social (AMAS), responsáveis pela execução do serviço dos quatro Centros Dia da Prefeitura. “A reunião contou com as coordenações da Promoção Social para alinhar o fluxo de encaminhamento dos idosos para o serviço e diretrizes do funcionamento”, explica a secretária municipal de Promoção Social, Marcela de Carvalho.
Além da secretária e representantes das instituições, também participaram do encontro a diretora técnica da SMPS, Valéria Castilho; a coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), responsável pelo Núcleo do Idoso, Cíntia Bernardes; a coordenadora da Proteção Social Básica, Andréia Achel; e a coordenadora de Vigilância Socioassistencial, Maria Gaiga.
O Centro Dia é um espaço que oferece diversas atividades que contribuem no processo de envelhecimento ativo e saudável. O atendimento é gratuito e tanto os idosos como os familiares se beneficiam do serviço. O serviço integra a Proteção Social Especial de Média Complexidade, sendo classificado como Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas Idosas na Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais.
Com o Edital de Chamamento Público 4/2023, o município passou a contar com quatro Centros Dia. Três já estão em funcionamento, nas regiões sul, central e oeste. O Centro Dia da região leste está em fase de finalização do imóvel.
“Com a ampliação do serviço, vamos disponibilizar ao todo 240 vagas. O fluxo de atendimento foi definido na reunião de hoje. Agora, serão realizadas visitas para os idosos que atendem os critérios necessários para frequentar os Centros Dia. Esse serviço é voltado para o atendimento dos idosos que fazem parte do público da assistência social, em situação de vulnerabilidade social ou econômica”, informa a secretária municipal de Promoção Social, Marcela de Carvalho.
O Centro Dia tem como finalidade promover a autonomia, a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida das pessoas participantes, contando com equipe específica e habilitada para a prestação de serviços especializados a pessoas em situação de dependência que requeiram cuidados permanentes ou temporários. A ação da equipe deve sempre ser pautada no reconhecimento do potencial da família e do cuidador, na aceitação e valorização da diversidade e na redução da sobrecarga do cuidador, decorrente da prestação de cuidados diários prolongados.