Projeto “Viver Melhor”: promovendo atividade física ativa para a terceira idade
Poços de Caldas, MG – O projeto “Viver Melhor” surge como uma iniciativa visionária para promover a qualidade de vida e bem-estar dos idosos nos grupos de convivência e fortalecimento de vínculos dos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social). Idealizado e viabilizado por Henriette Delavechia, gerontóloga, e Elen Cristina da Silva, educadora física, o projeto visa estimular a prática de atividade física qualificada e oferecer palestras orientativas sobre envelhecimento.
O “Viver Melhor” surge como resposta ao desafio do envelhecimento populacional, proporcionando às pessoas idosas, especialmente aquelas de baixa renda, oportunidades de envelhecerem com qualidade de vida, autonomia e independência. O projeto assume uma abordagem holística, compreendendo a importância não apenas da atividade física, mas também de palestras educativas sobre envelhecimento ativo.
A prática regular de exercícios físicos na terceira idade é fundamental para manter o bom funcionamento do organismo. Essa prática contribui para o bem-estar psicológico e físico, fortalecimento dos músculos, aumento da imunidade, entre outros benefícios.
A iniciativa é viabilizada pela Lei Municipal de Incentivo ao Esporte e conta com o apoio do Hotel Monreale. Henriette Delavechia, gerontóloga, e Elen Cristina da Silva, educadora física, estão à frente da execução do projeto, comprometidas em proporcionar uma experiência transformadora para os idosos participantes.
O “Viver Melhor” não apenas combate o sedentarismo, mas também busca fomentar uma cultura de longevidade ativa e saudável. A promoção do autocuidado físico e a conscientização sobre a importância de uma vida ativa são fundamentais para garantir autonomia e independência na última etapa da vida.
Que o “Viver Melhor” sirva como inspiração para outras comunidades e projetos, destacando a relevância de ações que promovem o envelhecimento com qualidade de vida, saúde e bem-estar.
A proposta do “Viver Melhor” é ambiciosa e almeja atingir metas específicas:
Implantar atividades físicas prazerosas com lazer para 200 idosos, distribuídos nos grupos de convivência de oito CRAS no município.
Melhorar o entendimento dos idosos sobre seus corpos e capacidades físicas.
Empoderar os idosos por meio da prática esportiva adaptada à sua fase de vida.
Ensinar aos idosos a incorporação de aprendizados do ambiente ao seu redor para uma vida mais saudável.
Estimular a curiosidade e participação dos idosos em atividades cooperativas.
Combater o sedentarismo.
Difundir a cultura da longevidade ativa e saudável.