Auxiliares de Educação Inclusiva da Rede de Ensino participam de capacitação na Adefip
Poços de Caldas, MG – Auxiliares de Educação Inclusiva (AEIs) que atuam na Rede Municipal de Ensino participam de um curso de formação em parceria com a Associação dos Deficientes Físicos de Poços de Caldas (Adefip), com o objetivo de ampliar o conhecimento e contribuir para a prática profissional nas unidades escolares.
Os encontros formativos tiveram início na última quinta-feira (25) e seguem nos dias 26, 29 e 30 de janeiro, visando à preparação para o início do ano letivo na Rede Municipal de Ensino. Participam da formação 50 Auxiliares de Educação Inclusiva.
A formação é de grande importância e seus resultados se refletem na qualidade do atendimento prestado ao aluno com deficiência em sala de aula, garantindo sua participação e contribuindo para sua independência em vários ambientes. O curso aborda principalmente temas ligados ao dia a dia dos alunos com vários tipos de deficiência.
Os Auxiliares de Educação Inclusiva (AEIs) são responsáveis pelo cuidado individualizado aos alunos com deficiência que frequentam as escolas regulares e Centros de Educação Infantil, prestando apoio às atividades de higiene, alimentação e locomoção para facilitar a acessibilidade dos estudantes.
De acordo com a secretária adjunta de Educação, Deborah Brianezi, a Rede Municipal de Ensino conta com aproximadamente 1.000 estudantes com deficiência matriculados. O AEI é indicado para casos específicos em que a sua presença é indispensável para a inclusão do aluno na unidade. “O auxiliar de Educação Inclusiva é um profissional muito importante dentro das nossas unidades escolares tanto de Educação Infantil quanto no Ensino Fundamental. Eles recebem e auxiliam as crianças e adolescentes com deficiência, que precisam de um olhar especial de acolhimento”, ressalta.
A Secretaria Municipal de Educação e a Associação dos Deficientes Físicos de Poços de Caldas mantêm parceria para a realização de cursos sobre Educação Inclusiva desde 2009. “Como mãe de uma criança com paralisia cerebral severa precisei enfrentar os meus medos para poder incluir o meu filho na escola e foi a melhor coisa que eu fiz na minha vida. Ele aprendeu a ser criança e estar com outras crianças. O aprender vai muito além do pedagógico”, destaca a presidente voluntária da Adefip, Ana Paula Tranche.