PARA QUE SERVEM AS VERBAS PÚBLICAS?

Data da Publicação:

26/01/2024

Hugo PONTES
Professor, poeta e jornalista

Como sempre, procuramos ser didáticos em nossos textos. Muitos perguntam o que é e qual o destino das verbas públicas. Estas referem-se aos recursos financeiros que são destinados e utilizados pelo setor público, compreendendo o governo em seus diferentes níveis – federal, estadual e municipal. Tais recursos têm diversas finalidades e são essenciais para o funcionamento e a manutenção das atividades governamentais, entre as quais o financiamento de serviços essenciais para a sociedade, como saúde, educação, cultura, segurança pública, transporte, saneamento básico, infraestrutura, entre outros.
Na infraestrutura destacam-se a construção, manutenção e melhoria de estradas, pontes, portos, aeroportos, redes de energia, água e telecomunicações; custeio de sistemas de saúde, hospitais, postos de saúde, programas de prevenção e combate a doenças, aquisição de medicamentos; na Educação enumeramos o financiamento de escolas, pagamento e treinamento de professores, compra de material didático, alimentação e demais programas e projetos educacionais.
Na segurança citamos o Investimento em policiamento, equipamentos de segurança, treinamento de pessoal, modernização de infraestrutura para combate à contravenção.
Apoio a programas de assistência social, como benefícios, pensões, auxílios a grupos vulneráveis, alimentação e acolhimento.
Salientamos a promoção de atividades culturais, preservação do patrimônio cultural, incentivo a manifestações artísticas como a literatura, teatro, música, dança; financiamento de eventos esportivos, construção e manutenção de instalações esportivas. Há o Investimento em ciência, tecnologia, inovação e pesquisa, visando o desenvolvimento econômico-científico do país
Na administração pública destaca-se a cobertura dos custos relacionados à estrutura e funcionamento do governo, como salários dos servidores públicos, despesas com as secretarias e respectivos departamentos, transporte e comunicação.
Por outro lado, parte das verbas públicas são destinadas ao pagamento de empréstimos contraídos pelos governos.
É importante notar que a alocação específica desses recursos pode variar de acordo com as prioridades da administração e as necessidades da sociedade em um determinado momento. A transparência e a prestação de contas são fundamentais para garantir que as verbas públicas sejam utilizadas de maneira eficiente e em benefício da coletividade.
Qualquer desvio na aplicação dos recursos resulta em improbidade administrativa que, em última análise, requer punição ao governante.

Leia Também

Santos Dumont em Poços de Caldas

Do livro “Visitantes Ilustres – Poços de Caldas 1886-1986”, de Hugo Pontes*, publicado em 2018   Tudo o que se escrever sobre Alberto Santos Dumont será pouco pelo muito com que ele contribuiu para a humanidade. Dumont nasceu a 30…
foto-veruska-07-04-25

Burnout: quando o corpo pede socorro

Burnout não é apenas cansaço. É um esgotamento profundo que se constrói ao longo do tempo e precisa ser levado a sério. O cansaço extremo tem uma história, e ignorar seus sinais pode ter consequências graves para a saúde mental…

Minas Gerais e sua riqueza mineiral

Hugo PONTES* Minas Gerais compreende as terras, no Brasil, onde – apesar de toda a exploração e buracos já feitos – a riqueza mineral é abundante pois temos aqui todo tipo de minério do ouro ao ferro passando pelas águas…

O Deserto da Razão

HUGO PONTES A filosofia inscreve que existe uma proximidade entre a satisfação e a morte. Com isso, pretende-se dizer que existe uma estagnação da filosofia no que toca os aspectos plausíveis das certezas que não admitem discussões. É certo dizer…
150 (1)

HISTÓRIA E MEMÓRIA

150 Anos da Imigração Italiana: Personalidades, Famílias e associações. Organizador Ademir Antônio Bacca, Bento Gonçalves, RS, Ed. do autor, 2024   Hugo PONTES* O registro que fazemos, depois da leitura dessa obra de vulto, é para consignar o esforço que…
foto-livr-hugo-08-03-25

LITERATURA – Eloésio Paulo. 201 Romances Brasileiros em 5 Minutos Cada, sic edições, Alfenas-MG, 2024

Meu comentário, breve, sobre esta obra de Eloésio Paulo tem como referência o prefácio “Um desafio à inteligência”, de Luiz Ruffato que, com a propriedade de um escritor e crítico literário diz, à página 19: “Enfim, um livro que, por…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!