Companhia Teatral apresenta As Libertadoras da América
Poços de Caldas, MG – A Secretaria de Cultura de Poços de Caldas criou o primeiro Festival Identidade Feminina, que reúne diversas atrações criadas por e para mulheres, celebrando a diversidade e destacando a riqueza das expressões culturais femininas, estimulando reflexões sobre o papel da mulher na sociedade e nas artes. A Cia Mundano, que costuma trazer clássicos para o palco vai apresentar uma história que começa com batidas estrondosas na porta da casa da escritora Maria Graham. São as mulheres que lutaram pela liberdade da América. Cada acontecimento, da Imperatriz a escravizada, da professora a costureira, tecem as histórias de liberdade de um continente sob jugo espanhol e português.
– Todo mundo conhece o torneio de futebol chamado Libertadores da América, embora muita gente não saiba que o nome é uma homenagem aos homens que lutaram pela independência, como Dom Pedro e Bonifácio, Simón Bolivar e San Martín, Agustín de Iturbide e muitos outros,mas o fato é que eles foram homenageados, e as mulheres que lutaram tanto ou até mais que alguns homens, dessas nós não sabemos nem os nomes. – Explica a atriz Leandra Faria.
Cada libertadora vai contar sua vida e falar da sua contribuição para seu país, da mais bem humorada até a mais triste situação.
– Temos muitos extremos no enredo pois Maria Felipa conta um episódio bem engraçado enquanto Javiera Carrera conta sobre o fusilamiento dos irmãos e os caminhos se cruzam num ato de sororidade, mostrando fraquezas e a grande força feminina nas lutas cotidianas. – Conta a atriz Grace Souza.
Com texto de Lizzy Cantagessi, a peça é uma carta de amor às mulheres da América, que não se curvaram ao colonialismo e ao patriarcado, instruindo, insuflando, criando, moldando, lutando e libertando territórios e mentes, criando um futuro livre.
O espetáculo As Libertadoras da América será apresentado gratuitamente no dia 31 de Janeiro de 2024, as 20h, no Teatro Benigno Gaiga, dentro da programação do Festival Identidade Feminina.
No elenco Bruna Vilela, Cláudia Arcanjo, Grace Souza, Leandra Faria, Lizzy Cantagessi,
Maria Alice Vilas boas Botelho,
Maria Fernanda Viotti, Nany Garcia, Rose De Parolis, Tainara Mel Becker, Tatiane Rodrigues e Taty Siqueira.
Dramaturgia de Lizzy Cantagessi, produção de Leonisia Faria e Lizzy Cantagessi, design de Carolina Rodrigues, jóias de Tamara Mattos, adereços de Juliano Santos, figurino de Lizzy Cantagessi,assistente de figurino,Leandra Faria, camareiras Lidiane Faria e Julia Righetti Miguel Maciel, maquiagem de Mateus Rodrigues, assistente de palco, Marcelo Faria, cenografia acervos de Clisthenis Betti e Rodrigo Claro de Azevedo, sonoplastia de Mateus Rodrigues, fotografia de Taty Siqueira e Emerson Noronha, assistente de direção, Lucas Bertolino.
Direção geral de Lizzy Cantagessi