DMAE alerta para roubos de hidrômetros em casas e comércio
Poços de Caldas, MG – O número de furtos de hidrômetros em casas e estabelecimentos tem crescido nos últimos meses na cidade, segundo registros do Setor Comercial do DMAE, o que resulta em prejuízos para o erário público, já que o equipamento é de propriedade da autarquia e, além dos custos de manutenção pela necessidade do deslocamento de servidores, o ato de vandalismo, resulta, muitas vezes, em outra consequência grave: o desperdício de água.
Cabe ressaltar que é do usuário a responsabilidade de zelar pela segurança e integridade das instalações e equipamentos de medições localizados no imóvel e, em caso de furto do hidrômetro, a primeira atitude é abrir um Boletim de Ocorrência para posterior apresentação ao DMAE e assim ficar isento da multa. Caso isso não seja feito, haverá multa aplicável de acordo com o regulamento de serviços para ressarcir eventuais prejuízos ao DMAE.
Importante outra advertência: quem compra hidrômetros frutos de roubo comete o crime de receptação, podendo resultar em pena de um a quatro anos e multa.
O modelo atual de padrão de ligação de água do DMAE (Caixa metálica), cujo hidrômetro fica instalado na parte interna da caixa, dificulta a ação de criminosos. Por essa razão, existe a orientação do Setor Comercial para a mudança do local do padrão dos imóveis que possuam suas ligações em antigos cavaletes galvanizados.