Escolas devem exigir antecedentes criminais para admitir professores?

Data da Publicação:

09/02/2024

Hugo PONTES
Professor, poeta e jornalista

Li no jornal Folha de São Paulo do dia 07 de fevereiro de 2024 que as escolas públicas e particulares agora têm que exigir antecedentes criminais para admitir professores.
É uma questão complexa e gera debates em diversos países e, aqui entre nós, provoca questionamentos vários, notadamente de ordem negativa. E, assim, perguntamos:
Exigir antecedentes criminais pode ajudar a garantir a segurança dos alunos, evitando que pessoas com histórico criminal, especialmente relacionado a crimes contra crianças, tenham acesso a posições de autoridade em escolas?
O professor, ao participar de uma manifestação política, significa que ele é um criminoso?
As escolas têm a responsabilidade de proteger os alunos e criar um ambiente seguro para o aprendizado? Verificar os antecedentes criminais dos professores é uma medida que pode contribuir para essa responsabilidade?
Demonstra que a escola leva a segurança dos alunos a sério e está comprometida em contratar profissionais qualificados e éticos?
Tudo que perguntamos acima leva-nos a dizer que a exigência é falha, pois solicitar antecedentes criminais pode levar à discriminação injusta contra profissionais que escolheram estudar e se preparar para a carreira do magistério e passaram anos frequentando uma faculdade que, em última análise, orienta os futuros profissionais pedagógica e filosoficamente para estar à frente de alunos em uma sala de aula.
No geral, a decisão de exigir antecedentes criminais para contratar professores depende das políticas e regulamentos de cada país e instituição educacional, bem como das leis de proteção de dados e direitos humanos. É importante encontrar um equilíbrio entre garantir a segurança dos alunos e proteger os direitos daqueles que escolheram a profissão de professor não por oportunismo ou porque a atividade é bem remunerada, mas por vocação.
De resto, vamos chegar à conclusão de que o governo cada vez mais fecha os olhos para a educação, dificultado até mesmo a vontade dos cidadãos de seguir na carreira do magistério, seja ele público ou privado.
É mesmo para causar muita indignação, sabendo nós que o ambiente pedagógico das escolas é feito por professores, supervisores, orientadores e demais profissionais que dirigem a instituição.

Leia Também

MEMÓRIA – A seleção de 1958 em Poços de Caldas

Hugo PONTES Pesquisa e texto           Esse texto é uma homenagem a todos aqueles que participaram  da grandiosa primeira Copa do Mundo conquistada pelo Brasil, e a consequente revelação de jogadores que ainda hoje estão na…

O preço da conformidade e as lições de Procusto

Gustavo Roberto Januario Procurador Federal 1. Considerações acerca da conformidade Conformidade é um termo que se refere ao ato de ajustar comportamentos, crenças e atitudes para corresponder às normas e expectativas de um grupo social ou da própria sociedade. Em…

Golpe do Amor

Veruska Matavelli Prata Maziero Psicóloga- CRP 04/79749 Instagram: @psiveruskamaziero   O “golpe do amor”, também conhecido como estelionato sentimental, é um esquema no qual golpistas manipulam emocionalmente suas vítimas para obter vantagens financeiras ou outros benefícios. Mulheres que caem nesse…

Santos Dumont em Poços de Caldas

Do livro “Visitantes Ilustres – Poços de Caldas 1886-1986”, de Hugo Pontes*, publicado em 2018   Tudo o que se escrever sobre Alberto Santos Dumont será pouco pelo muito com que ele contribuiu para a humanidade. Dumont nasceu a 30…
foto-veruska-07-04-25

Burnout: quando o corpo pede socorro

Burnout não é apenas cansaço. É um esgotamento profundo que se constrói ao longo do tempo e precisa ser levado a sério. O cansaço extremo tem uma história, e ignorar seus sinais pode ter consequências graves para a saúde mental…

Minas Gerais e sua riqueza mineiral

Hugo PONTES* Minas Gerais compreende as terras, no Brasil, onde – apesar de toda a exploração e buracos já feitos – a riqueza mineral é abundante pois temos aqui todo tipo de minério do ouro ao ferro passando pelas águas…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!