Escolas devem exigir antecedentes criminais para admitir professores?

Data da Publicação:

09/02/2024

Hugo PONTES
Professor, poeta e jornalista

Li no jornal Folha de São Paulo do dia 07 de fevereiro de 2024 que as escolas públicas e particulares agora têm que exigir antecedentes criminais para admitir professores.
É uma questão complexa e gera debates em diversos países e, aqui entre nós, provoca questionamentos vários, notadamente de ordem negativa. E, assim, perguntamos:
Exigir antecedentes criminais pode ajudar a garantir a segurança dos alunos, evitando que pessoas com histórico criminal, especialmente relacionado a crimes contra crianças, tenham acesso a posições de autoridade em escolas?
O professor, ao participar de uma manifestação política, significa que ele é um criminoso?
As escolas têm a responsabilidade de proteger os alunos e criar um ambiente seguro para o aprendizado? Verificar os antecedentes criminais dos professores é uma medida que pode contribuir para essa responsabilidade?
Demonstra que a escola leva a segurança dos alunos a sério e está comprometida em contratar profissionais qualificados e éticos?
Tudo que perguntamos acima leva-nos a dizer que a exigência é falha, pois solicitar antecedentes criminais pode levar à discriminação injusta contra profissionais que escolheram estudar e se preparar para a carreira do magistério e passaram anos frequentando uma faculdade que, em última análise, orienta os futuros profissionais pedagógica e filosoficamente para estar à frente de alunos em uma sala de aula.
No geral, a decisão de exigir antecedentes criminais para contratar professores depende das políticas e regulamentos de cada país e instituição educacional, bem como das leis de proteção de dados e direitos humanos. É importante encontrar um equilíbrio entre garantir a segurança dos alunos e proteger os direitos daqueles que escolheram a profissão de professor não por oportunismo ou porque a atividade é bem remunerada, mas por vocação.
De resto, vamos chegar à conclusão de que o governo cada vez mais fecha os olhos para a educação, dificultado até mesmo a vontade dos cidadãos de seguir na carreira do magistério, seja ele público ou privado.
É mesmo para causar muita indignação, sabendo nós que o ambiente pedagógico das escolas é feito por professores, supervisores, orientadores e demais profissionais que dirigem a instituição.

Leia Também

O Deserto da Razão

HUGO PONTES A filosofia inscreve que existe uma proximidade entre a satisfação e a morte. Com isso, pretende-se dizer que existe uma estagnação da filosofia no que toca os aspectos plausíveis das certezas que não admitem discussões. É certo dizer…
150 (1)

HISTÓRIA E MEMÓRIA

150 Anos da Imigração Italiana: Personalidades, Famílias e associações. Organizador Ademir Antônio Bacca, Bento Gonçalves, RS, Ed. do autor, 2024   Hugo PONTES* O registro que fazemos, depois da leitura dessa obra de vulto, é para consignar o esforço que…
foto-livr-hugo-08-03-25

LITERATURA – Eloésio Paulo. 201 Romances Brasileiros em 5 Minutos Cada, sic edições, Alfenas-MG, 2024

Meu comentário, breve, sobre esta obra de Eloésio Paulo tem como referência o prefácio “Um desafio à inteligência”, de Luiz Ruffato que, com a propriedade de um escritor e crítico literário diz, à página 19: “Enfim, um livro que, por…

A Divisão que define o presente e o colapso que anuncia 2026

Um país rachado e o caminho para o colapso em 2026? As eleições municipais de outubro de 2024 não apenas definiram novos prefeitos e vereadores, mas também revelaram um Brasil profundamente dividido. Os resultados mostraram uma fragmentação política, com algumas…
foto-livro-hugo-28-02-25

LITERATURA

Hugo PONTES* Professor, poeta e jornalista Vicente Humberto. Caixa de Vazios poesia, Ficções Editora, 2024, São Paulo, SP Hoje, despeito do crescimento das obras literárias sendo editadas e publicadas nas páginas virtuais, ainda encontramos autores e editoras que permanecem fiéis…

Minas Gerais e sua riqueza mineiral

Hugo PONTES* Minas Gerais compreende as terras, no Brasil, onde – apesar de toda a exploração e buracos já feitos – a riqueza mineral é abundante pois temos aqui todo tipo de minério do ouro ao ferro passando pelas águas…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!