Escola do Legislativo participa de encontro de formação para coordenadores municipais do PJ

Poços de Caldas, MG – Na última semana, a Escola do Legislativo da Câmara de Poços marcou presença no evento de formação para coordenadores do Polo Sudoeste do Parlamento Jovem de Minas, edição 2024. Taís Ferreira, diretora da Escola e coordenadora do projeto, esteve presente no encontro, que aconteceu na cidade de Pratápolis.
Além de apresentação do cronograma de atividades do PJ neste ano, houve uma preparação destinada a coordenadores ingressantes, possibilitando a troca de ideias e experiências entre os municípios. Em 2024, o Polo Sudoeste contará com a participação de 21 Câmaras, três a mais que no ano passado: Poços de Caldas, Guaxupé, Albertina, Alpinópolis, Bandeira do Sul, Botelhos, Cabo Verde, Cássia, Carmo do Rio Claro, Guaranésia, Itaú de Minas, Juruaia, Muzambinho, Nova Resende, Passos, Pratápolis, São Pedro da União, São Sebastião do Paraíso, Campestre, Monte Belo e Jacuí.
Veruska Célia Gontijo Pereira, coordenadora estadual do Parlamento Jovem de Minas, acompanhou o encontro. “Nós, da Coordenação Estadual do PJ Minas, tivemos a oportunidade de acompanhar a formação dos coordenadores do Polo Sudoeste, e para nós foi um encontro muito especial. Ter uma formação dentro do Polo, a partir da formação de coordenadores municipais promovida pela Coordenação Estadual, é um ponto fundamental, pois permite a consolidação de conceitos do programa à luz da realidade da região. Foi um momento de sistematização de regras de funcionamento entre as Câmaras Municipais, de construção coletiva e planejamento das etapas do programa. Isso contribuirá para uma maior coesão do Polo, a integração das ações, o apoio entre coordenadores e o pertencimento dos jovens. Parabéns a todos pela iniciativa”, destacou.
Para o coordenador do PJ na cidade de Pratápolis Lucas José Goulart Lopes Teles, o encontro de formação, reunindo 42 coordenadores da região, mostra a força do PJ. “A realização dessa formação aos coordenadores mostra para a nossa sociedade que o Parlamento Jovem é um projeto sério, um projeto forte. O PJ em nossa cidade é um projeto recente e, ainda, pequeno, mas, com a formação dos coordenadores, a gente mostrou para toda a comunidade e para todos os presentes que é um projeto gigantesco. Para nós, foi muito importante receber essa formação. Gratidão aos coordenadores em geral e ao pessoal da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A juventude merece e a gente vai trabalhar muito com esse aprendizado e vai trabalhar pelas gerações futuras”, afirmou o coordenador.

Professores
Em Poços de Caldas, a Escola do Legislativo preparou um encontro de formação para os professores que atuarão no projeto, no início de fevereiro. Em 2024, onze instituições de ensino aderiram ao PJ: Colégio Sete de Setembro, Escola Estadual Dr. Edmundo Gouvêa Cardillo, IFSULDEMINAS, Escola Estadual Professora Cleusa Lovato Caliari, Colégio Jesus Maria José, Colégio Nini Mourão, Escola Estadual Dr. João Eugênio de Almeida, Escola Estadual David Campista, Colégio CEPOC, Escola Profissional Dom Bosco e Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (Padrão). Taís Ferreira comentou que o objetivo do encontro foi recepcionar os professores, repassar informações sobre o desenvolvimento do projeto e explicar como eles auxiliarão os estudantes no levantamento de demandas e elaboração de propostas sobre o tema de 2024, que é “Melhorias no Ensino Escolar”. “Não contamos com a participação de todos os professores, visto que muitos estavam em aula, mas pudemos orientar aqueles que vieram sobre o PJ. Muitos são veteranos, outros estão participando pela primeira vez, então esse momento é muito importante para troca de experiências e também para que a Escola do Legislativo possa falar da importância do apoio dos profissionais no desenvolvimento do projeto”, declarou a diretora.
A professora Priscila Ruella, do Colégio Sete de Setembro, já participou de outras edições do Parlamento Jovem. Ela ressaltou que os alunos aguardam pelo projeto com bastante entusiasmo. “Desde o início do ano letivo sempre perguntam a data de início do projeto e também, logo no fechamento do PJ, já questionam se poderão participar novamente no ano seguinte. Para a escola, o PJ já se tornou um projeto de grande importância em nossa grade extra curricular, sendo um projeto fixo e aguardado pelos alunos. O engajamento da escola e dos alunos fazem toda a diferença para o sucesso do projeto e também para a formação cidadã do estudante de ensino médio”, disse.
Sobre o tema deste ano, a professora contou que eles estão ansiosos para discutirem pautas a respeito do ensino escolar, tanto no município, quanto em âmbito estadual. “É uma temática que os estudantes possuem suas próprias vivências e opiniões, o que instiga ainda mais o espírito critico e a motivação por participar de uma discussão sobre ‘escola, estudo, ensino’. A temática trará discussões muito positivas entre os jovens de vários municípios mineiros e de diferentes instituições. O Poder Legislativo só tem a ganhar ao dar espaço para os estudantes debaterem acerca da Educação. Nós, professores, agradecemos”.
A partir de agora, a Escola do Legislativo inicia as mobilizações nas instituições de ensino para convidar os alunos e apresentar o projeto a eles. O Parlamento Jovem é um dos projetos institucionais promovidos pela Câmara de Poços. Ele é destinado a alunos do ensino médio e visa à formação política e cidadã dos jovens. Além de despertar o interesse pelo exercício da democracia, possibilita o conhecimento do processo legislativo.

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