cafe

Agronegócio de Minas Gerais responde por 22% do PIB do Estado

Data da Publicação:

26/02/2024

Belo Horizonte, MG – O agronegócio respondeu por 22% do Produto Interno Bruto (PIB) de Minas Gerais, somando R$ 205 bilhões em 2022, segundo o dado mais recente disponível. E onde tem economia aquecida, tem emprego. No último ano, o setor criou 1,2 mil novos postos de trabalho no campo, número justificado pelo bom desempenho das lavouras.

Segundo o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes, a diversidade de clima e solo, o uso crescente de tecnologias pelos produtores mineiros, e as políticas públicas executadas pelo Governo de Minas têm contribuído para o crescimento do setor.

“Programas como o Certifica Minas, que garante a qualidade dos diversos produtos agropecuários e agroindustriais, o trabalho de caracterização das regiões produtoras de queijos artesanais, o Programa de Melhoramento da Genética Bovina, as ações de divulgação dos produtos mineiros em novos mercados, a retirada da vacinação contra a febre aftosa dos rebanhos mineiros são algumas das ações executadas. Além disso, tem todo o trabalho do Sistema Estadual da Agricultura, desenvolvendo pesquisas, assistência técnica e vigilância sanitária, que se somam para a excelência desse resultado”, avalia.

Liderança

Consolidado como o maior produtor de café arábica do mundo, Minas deve produzir 27,2 milhões de sacas em 2024, com crescimento de 0,6% na comparação com a safra anterior, de acordo com a Conab. A safra mineira corresponde à metade da produção brasileira, e o estado mantém sua posição histórica de principal produtor de café do país.

Outro produto característico da produção agropecuária mineira, o leite ocupa uma posição de protagonismo ao lado do café.  O estado é a principal bacia leiteira do Brasil, com uma produção anual de 9,4 bilhões de litros, o que corresponde a 27% do total nacional.

Minas também lidera o ranking nacional na produção de batata-inglesa, alho e ervilha e na criação de equinos. Está ainda entre os principais produtores de feijão, abacate, laranja, limão, sorgo, látex, cana-de-açúcar, banana, tilápia e ovos de galinha e de codornas.

De Minas para o mundo

Em uma análise setorial das exportações em Minas Gerais, o agronegócio está atrás apenas do setor minerário. Em 2023, o agro bateu recorde no volume comercializado, com o embarque de 15,6 milhões de toneladas e aumento de 13,3% em comparação a 2022. O valor alcançado foi de US$ 14,3 bilhões, respondendo por 36% do valor total das exportações mineiras. Puxados pelo café, carro-chefe do setor, os produtos mineiros foram distribuídos para 175 países.

Qualidade

E não é apenas nas commodities que o setor se destaca. A diversidade e, especialmente, a qualidade da produção mineira vêm ganhando visibilidade e reconhecimento nos mercados interno e externo. 

Cafés especiais, vinhos e azeites, produzidos com tecnologia desenvolvida pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), são premiados mundo afora. Os queijos artesanais, tão importantes na cultura do mineiro, têm conquistado reconhecimento em disputas internacionais.

“Em parceria com os produtores rurais, o sistema Agricultura de Minas trabalha para que o agronegócio mineiro seja cada vez mais diversificado, conquistando novos mercados com produtos de qualidade e com valor agregado”, afirma o secretário Thales Fernandes.

Leia Também

Foto: Divulgação

Fearpo funciona de sexta a segunda no feriadão

Poços de Caldas, MG - A tradicional Feira de Artes e Artesanato de Poços de Caldas, a Fearpo, da Praça Dom Pedro II vai ter horário ampliado durante o feriadão da Semana Santa e Tiradentes. A feira pode ser conferida…
foto: divulgação

“Receita Sem Dúvida” esclarece os serviços e atividades da Receita Federal

Poços de Caldas, MG - A proposta dessa coluna é esclarecer as principais dúvidas da população sobre os serviços e atividades da Receita Federal. A Receita Federal do Brasil promove a conscientização da importância socioeconômica dos tributos para a sociedade…
Foto: Divulgação 

Senac abre credenciamento para empresas no Sistema Mercado Emprego em Poços de Caldas

Poços de Caldas, MG - O Senac em Poços de Caldas, que faz parte do Sistema Fecomércio MG, está com credenciamento aberto para 15 empresas interessadas em participar do evento Sistema Mercado Emprego. A iniciativa, que já percorreu diversas regiões…
Foto: Divulgação 

Alcoa Brasil é reconhecida no LinkedIn Top Companies 2025 como uma das melhores empresas para desenvolver a carreira

  São Paulo, SP – A Alcoa Brasil conquistou um importante reconhecimento: foi eleita uma das 25 melhores empresas para desenvolver a carreira no Brasil, segundo o LinkedIn Top Companies 2025. A companhia integra pela primeira vez o ranking na…
Foto: Divulgação

Não caia em golpe! Conheça as cobranças falsas em alta contra o MEI

Poços de Caldas, MG - Você já recebeu um e-mail ou contato via mensagem de WhatsApp solicitando a regularização do seu cadastro como microempreendedor individual (MEI) mesmo não estando em débito com a Receita Federal? Fique alerta, pois esse é…
Foto: Divulgação

Procon e IPEM fiscalizam postos de combustíveis na cidade e autuam seis estabelecimentos

Poços de Caldas, MG - O PROCON Municipal e o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de Minas Gerais – IPEM-MG, órgão delegado do Inmetro, realizaram uma ação conjunta entre os dias 8 e 10 de abril, com o…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!