Santa Casa retoma projeto de Equoterapia para os pacientes do hospital
Poços de Caldas, MG – A Santa Casa de Poços de Caldas, em parceria com a Equoterapia Viva La Vida, retornou no último dia 24 às sessões de Equoterapia que não aconteciam na Irmandade desde o início da pandemia, em 2020. Pacientes que estavam em condições físicas para descer até o estacionamento, puderam ter o contato com a égua Bandeira, se não montando, pelo menos interagindo com o animal.
Fernando Leite é o responsável pela Equoterapia Viva La Vida e não escondeu a emoção em, após tanto tempo, poder voltar com o projeto na Santa Casa de Poços. “O sentimento é de gratidão. É um momento muito nobre, Viva La vida está totalmente repaginada, tratando aí seus pacientes com deficiências biopsicossociais, com animais apropriados, animais próprios. Trouxemos a Bandeira, uma égua mangalarga marchadora, que veio para fazer esse trabalho maravilhoso”, destaca Fernando.
“O cavalo traz essa questão de fazer o melhor para a gente, já que nós, muitas vezes, temos tempo para as outras pessoas que a gente convive e não temos tempo para nós mesmos. E a equoterapia traz esse momento, o cavalo nos mostra que nós temos que ter um tempo para a gente, para estar buscando esse equilíbrio bio e psico e também o social. Isso é muito importante”,, completa Fernando.
O paciente Gustavo Araújo estava internado há mais de um mês e curtiu muito esse momento diferente e inusitado, de poder ter contato com um cavalo dentro do Hospital. “O contato foi muito legal, é bom você ter novas experiências. Eu tive contato com cavalo quando eu era bem criancinha e agora poder ter de novo foi bem legal. É uma bela iniciativa da Santa Casa trazer novas experiências, porque, querendo ou não, você ficar dentro de um quarto de hospital é muito massante, muito difícil e você poder ter contato com o cavalo, poder sair à luz do sol, é muito importante”, explica Gustavo.
O assessor de Comunicação da Santa Casa, Rafael dos Santos Pasqua, acompanha a Equoterapia desde seu início em 2019 e destaca a importância deste projeto ter voltado após tanto tempo.
“É um projeto muito válido que, assim como tantos outros na Santa Casa, tem o objetivo de tirar um pouco o foco da doença e poder proporcionar bons momentos para os pacientes internados. Esse projeto só pode voltar neste momento com o apoio do setor de Qualidade, CCIH e da direção Assistencial, portanto, a todos envolvidos, muito obrigado. É mais um componente que colabora com o processo de humanização de nosso atendimento”, diz Rafael.
A próxima sessão de Equoterapia na Santa Casa já está marcada para o próximo dia 16, sábado, às 10h, no estacionamento do Hospital.