social_18

Poços investe R$ 1,8 milhão em projetos para crianças, adolescentes e idosos

Data da Publicação:

14/03/2024

Poços de Caldas, MG – Na última sexta-feira (8), a Secretaria Municipal de Promoção Social de Poços de Caldas anunciou a publicação de três editais voltados para a seleção de propostas e projetos que visam promover a proteção integral, prioridade absoluta e melhor interesse da criança e do adolescente, além de fomentar a autonomia, integração e participação efetiva da pessoa idosa na sociedade. Os investimentos totais para essas iniciativas somam R$ 1,8 milhão.
Ana Maria Lobo de Carvalho, coordenadora da Educação Integral de Poços de Caldas, destacou ao Mantiqueira que o edital tem como foco principal o desenvolvimento de trabalhos voltados para crianças e adolescentes do município de Poços de Caldas. Ana Maria ressaltou que parte dos recursos será destinada às instituições credenciadas ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, enquanto, pela primeira vez, o edital também está aberto para pessoas físicas que desejam executar atividades relacionadas à arte, esporte, cultura e educação, dentro dos estabelecimentos de ensino, contraturno, Programa Mais Jovem e instituições.
A iniciativa visa investir mais de um milhão de reais em projetos que proporcionem às crianças e adolescentes oportunidades de atividades fora do ambiente doméstico e do uso excessivo de dispositivos eletrônicos. O objetivo é atender às necessidades e interesses desse público de forma ampla e inclusiva.
O prazo para inscrições é de um mês, iniciando em 11 de março e encerrando em 11 de abril. Os interessados em participar devem ficar atentos aos requisitos e procedimentos descritos nos editais publicados pela Secretaria Municipal de Promoção Social de Poços de Caldas.
Os projetos interessados devem ser protocolados junto à Secretaria de Promoção Social. Posteriormente, uma comissão composta pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e pela Promoção Social, nomeada através do Diário Oficial, analisará todas as propostas para aprovação ou não.
Para facilitar o processo, é importante preencher os dados com precisão e atenção, além de estar ciente de todos os anexos necessários. Qualquer dúvida ou questionamento, tanto o CMDCA quanto a Secretaria de Promoção Social estão à disposição para esclarecer e auxiliar os interessados na elaboração dos projetos.
Quanto à implementação dos projetos selecionados, a previsão é de que o processo seja relativamente rápido. A expectativa é que, já nos próximos meses, entre abril e maio, os recursos sejam direcionados para as instituições e indivíduos responsáveis pelos projetos, possibilitando assim o início das atividades planejadas.
Marcela Carvalho, secretária de Promoção Social, destacou que uma das principais mudanças permite que projetos inovadores sejam desenvolvidos não apenas dentro das instituições, mas também em outros espaços, visando descentralizar as atividades e ampliar o alcance para mais pessoas.
Marcela ressaltou que essa abertura proporcionará não só uma diversificação das atividades, mas também um investimento na economia local, possibilitando que mais projetos sejam contemplados e mais crianças tenham acesso a atividades de lazer e aprendizado.
“Com essas iniciativas, o objetivo é alcançar locais onde essas atividades raramente chegam, proporcionando às crianças não apenas uma experiência educativa, mas também oportunidades de desenvolvimento social e cultural”, destacou a secretária que salientou que os editais contemplam três categorias diferentes e representam um investimento significativo e refletem o compromisso da Secretaria de Promoção Social em promover o bem-estar e o desenvolvimento integral da população infantojuvenil de Poços de Caldas.
Marcela Carvalho enfatiza que o foco é levar essas atividades para os bairros, alcançando crianças e adolescentes que já participam de atividades promovidas pelas entidades da promoção social, mas que, muitas vezes, não conseguem acesso a programas localizados na área central ou em outras regiões da cidade.
“A descentralização das atividades é vista como uma maneira de atender às necessidades das comunidades em diferentes partes da cidade, especialmente em áreas onde a carência de atividades é evidente, como na Zona Leste. O objetivo é proporcionar oportunidades de desenvolvimento e aprendizado para essas crianças e adolescentes em seus próprios bairros, onde possam vivenciar experiências enriquecedoras e construir habilidades para o futuro”, falou a secretária.
O edital e seus anexos poderão ser acessados na página oficial da Prefeitura Municipal: https://descomplica.pocosdecaldas.mg.gov.br/servicos.php?c=126 na aba >>Promoção Social >> Edital de Chamamento Público nº 003/2024/SMPS-CMDCA.

Leia Também

Foto: PMPC/Divulgação

Obras da nova UBS do Jardim Country Club avançam

Poços de Caldas, MG - As obras da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Country Club seguem em ritmo acelerado. A estrutura do prédio já foi concluída e, nesta semana, foi realizado o enchimento da laje. Na próxima…
Foto: PMPC/Divulgação

Prefeitura intensifica ações de prevenção à febre amarela em pontos turísticos

Poços de Caldas, MG - Com o objetivo de reforçar as ações de prevenção à febre amarela, a Prefeitura de Poços de Caldas promoveu, por meio das secretarias de Saúde e Turismo, uma reunião com representantes da Citur – empresa…
Foto: Divulgação

Educação Integral desenvolve ações sobre o Dia Nacional de Combate ao Bullying

Poços de Caldas, MG - Na última segunda-feira, 7 de abril, o PMJ (Programa Municipal da Juventude) e as Escolas em Tempo Integral se uniram em uma importante mobilização pelo combate ao bullying. Ao todo, cerca de 2.300 estudantes dos…
Foto: Paulo Vitor/Mantiqueira

Poços promove conferência para fortalecer direitos da pessoa idosa

Poços de Caldas, MG – Nesta sexta-feira, 11 de abril de 2025, o Espaço Cultural da Urca foi palco da 6ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. Com o tema central “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por equidade, direitos…
Foto: Paulo Vitor/Mantiqueira

​GAAPO celebra um ano de parceria com a Prefeitura e anuncia expansão dos serviços a pacientes oncológicos​

Poços de Caldas, MG - O Grupo de Assistência e Apoio ao Paciente Oncológico (GAAPO) comemorou, nesta semana, o primeiro ano de parceria formalizada com a Prefeitura de Poços de Caldas, por meio das secretarias de Saúde e de Assistência…
Foto: PMPC/Divulgação

Horto Municipal produz mais de 8 mil mudas no primeiro trimestre de 2025

Poços de Caldas, MG - O Horto Municipal Armando Mendes, fundado na década de 1930, tem desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento ambiental de nossa cidade. Sua primeira missão foi fornecer plantas para os jardins da área central, ao redor…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!