Nem, nem
A recente divulgação dos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela uma realidade preocupante sobre a juventude brasileira. Em 2023, quase um em cada cinco jovens entre 15 e 29 anos encontrava-se à margem do sistema educacional e do mercado de trabalho. Esse contingente, que representa 19,8% dessa faixa etária, ou 9,6 milhões de pessoas, não estava estudando nem trabalhando, configurando um cenário de desafios consideráveis para o desenvolvimento social e econômico do país.
Ao aprofundar na análise, percebemos nuances que exigem atenção especial. Entre os jovens de 18 a 24 anos, faixa etária crucial para o ensino superior, o percentual daqueles que não estudam nem trabalham salta para 24%. Essa estatística, aproximadamente um em cada quatro, aponta para uma lacuna significativa no acesso à educação superior e na inserção no mercado de trabalho, etapas fundamentais para a construção de uma carreira sólida e para o progresso socioeconômico individual e coletivo.
Entre aqueles com 25 a 29 anos, observa-se uma predominância do trabalho sobre os estudos, com 59,2% dedicando-se exclusivamente ao trabalho e apenas 4,8% aos estudos. Tal configuração reflete, em parte, as demandas econômicas e as escolhas pessoais que priorizam a renda imediata em detrimento da formação contínua, além de possíveis dificuldades de reconciliar trabalho e estudo.
Esses dados são um chamado à ação para formuladores de políticas, educadores e a sociedade como um todo. É imperativo criar condições para que os jovens possam estudar e trabalhar, superando as barreiras que os afastam da educação e do emprego.
O futuro do Brasil depende da capacidade de integrar sua juventude ao desenvolvimento socioeconômico, assegurando que todos tenham acesso às oportunidades de estudo e trabalho. Confrontar esses desafios não é apenas uma questão de justiça social; é um imperativo econômico que pode determinar a trajetória de crescimento do país nas próximas décadas.