meninos_18

Os meninos da rua Paulo: conheça ou revisite a obra de Ferenc Molnár

Data da Publicação:

18/04/2024

Poços de Caldas, MG – Publicada em 1907, a história dos meninos que travam batalhas pela posse do “grund” da rua Paulo, um pedaço de terra cercado onde se brinca à vontade, é conhecida por leitores de todo o mundo. “Os meninos da rua Paulo”, de Ferenc Molnár, é a indicação de leitura das bibliotecas públicas desta semana.
A luta pelo “grund” vai além da vontade de comandar o local: ali, infância e fantasia prevalecem sobre as imposições do mundo adulto. O espírito de aventura, amizade e heroísmo presente nesta obra é capaz de transpor qualquer barreira de tempo, espaço ou idade.
Para os meninos da rua Paulo, os dias em Budapeste seguem uma rotina rigorosa. Depois da aula, à tarde, eles se reúnem no “grund”, um terreno junto a uma serraria, onde brincam, jogam bola e criam as próprias regras. Ali, as lideranças são bastante definidas e cada um ocupa sua posição com orgulho.
Lá também se funda a Associação do Betume, uma organização com direito a presidente, tesoureiro e ao grande livro. Esse dia a dia, no entanto, é radicalmente transformado quando outro grupo decide ocupar aquele território protegido.
Os meninos da rua Paulo atravessou o século XX encantando gerações em todo o mundo. A história desses bravos e leais meninos conquistou leitores que se viram em situações parecidas ― mesmo que em lugares muito distantes da Hungria, como o Brasil. Um romance que representa, de forma magnífica, a passagem da infância para a juventude, com algumas passagens comoventes e outras deliciosamente alegres.
O autor Ferenc Molnár nasceu em 1878, em Budapeste, na Hungria. Dramaturgo, escritor e jornalista, trabalhou como correspondente durante a Primeira Guerra Mundial. Sua vasta obra, que inclui peças de teatro, contos e romances voltados tanto para o público adulto quanto o infantojuvenil, é conhecida por retratar a vida cotidiana das ruas da Hungria. Molnár morreu aos 74 anos nos Estados Unidos, para onde emigrou fugindo da perseguição aos judeus húngaros durante a Segunda Guerra Mundial.
Toda semana, o @bibliotecaspublicasdepocos, perfil das bibliotecas públicas de Poços de Caldas no Instagram, divulga uma sugestão de leitura. O objetivo é democratizar o acesso ao acervo bibliográfico, chamar a atenção de novos leitores e ampliar a visitação da comunidade local aos espaços, atuando no fomento ao livro, à leitura e à literatura.
Os meninos da rua Paulo está disponível para empréstimo em quatro unidades do Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas.

Leia Também

foto-exposicao-15-04-25

Exposição “Arte para todos” chega a Poços de Caldas promovendo inclusão artística

Poços de Caldas,MG - A Associação dos Pintores com a Boca e os Pés (APBP), em parceria com a Galeria Ampliart, realizará em Poços de Caldas a exposição “Arte para todos”, com início nesta terça-feira (15), no hall de entrada…
foto-paixao-cristo-15-04-25

Encenação “Paixão de Cristo” abre a programação do Minas Santa em Poços

Poços de Caldas,MG - A encenação “Paixão de Cristo”, do Grupo de Teatro Palavra Viva, vai abrir a programação do “Minas Santa” em Poços de Caldas, na quarta-feira, 16 de abril, às 19h30, na Basílica Nossa Senhora da Saúde, na…
Foto: PMPC/Divulgação

 Expo-Arte de Rua tem horário especial para Semana Santa e Tiradentes

Poços de Caldas, MG  - Visando ampliar os atrativos turísticos oferecidos aos visitantes durante o feriado prolongado da Semana Santa e Tiradentes, a Feira de Artes e Artesanato Expo-Arte de Rua, no entorno das Thermas Antônio Carlos, terá horário especial…
Foto: Divulgação 

Sistema Fecomércio MG é parceiro cultural e educacional do 20º Flipoços

Poços de Caldas, MG - O Sistema Fecomércio MG, por meio do Sesc e do Senac, é parceiro cultural e educacional da 20ª edição do Flipoços – Festival Literário Internacional de Poços de Caldas, no Sul de Minas. O evento…
Foto: Divulgação

Banda Marcial do Colégio Municipal participa de Copa América de Bandas e Fanfarras

Poços de Caldas, MG - A Banda Marcial do Colégio Municipal Dr. José Vargas de Souza está participando da II Copa América de Bandas e Fanfarras - Virtual, representando com orgulho Poços de Caldas e o estado de Minas Gerais.…
Foto: Divulgação

Evento cultural movimenta a Biblioteca Centenário e o Museu em programação noturna

Poços de Caldas, MG - Na noite desta quinta-feira (10), o Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas e a Biblioteca Municipal Centenário estenderam seu horário de funcionamento para oferecer ao público uma programação cultural gratuita e diversificada, dentro…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!