Doe-Legal

“Doe Legal” – Campanha incentiva a doação de parte do IR para fundos sociais

Data da Publicação:

21/04/2024

Belo Horizonte, MG – Com o objetivo de aumentar os recursos concedidos aos Fundos para a Infância e a Adolescência (FIA) e Estadual dos Direitos do Idoso (FEI), a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG) lança a edição 2024 da Campanha Doe Legal.

Por meio da declaração de Imposto de Renda (IR), os contribuintes mineiros podem, até o dia 31/5, destinar parte do imposto devido ou da restituição aos fundos e contribuir com o desenvolvimento social do estado. A opção para doação está disponível no próprio programa de declaração anual, que permite deduzir até 6% do imposto devido ou o abatimento de até 6% da restituição, limitada a 3% para cada fundo.

Já as empresas, que apuram o Imposto de Renda pelo Lucro Real, podem destinar 1% para o FIA e 1% para o FEI. Nas doações a projetos sociais, os contribuintes não podem escolher uma entidade específica. Eles devem escolher o modelo completo e entrar na opção “Doações Diretamente na Declaração”. No formulário, devem clicar no botão “novo” e escolher o fundo para o qual pretende doar.

O subsecretário de Direitos Humanos, André Oliveira, reforça a importância da campanha para a promoção de políticas públicas voltadas para crianças, adolescentes e pessoas idosas em Minas Gerais. “A sua doação vai ajudar a financiar projetos que vão garantir a proteção integral dessas populações”. André enfatiza ainda que “o destino do recurso arrecadado é fiscalizado de perto pelo Conselho Estadual da política, garantindo que a doação chegue a quem mais precisa, além de promover os direitos de crianças, adolescentes e pessoas idosas”.

Fundos

Em Minas Gerais, o Fundo para a Infância e a Adolescência (FIA) foi criado pela Lei 11.397/94 e busca financiar o desenvolvimento de políticas, programas e ações de promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e adolescente. O Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Minas Gerais (Cedca-MG), é responsável por fiscalizar a destinação dos recursos do Fundo.

Já o Fundo Estadual dos Direitos do Idoso (FEI), criado pela Lei 21.144, de 14/1/2014, busca também captar recursos e financiar políticas públicas, programas, projetos e ações voltadas para esse público. A aplicação dos recursos é fiscalizada pelo Conselho Estadual da Pessoa Idosa de Minas Gerais (CEI-MG).

Fonte: Agência Minas – Divulgação

Leia Também

foto-bares-gastro-22-04-25

Prêmio Poços Gastronômica é lançado

Poços de Caldas, MG - O ano de 2025 marca o lançamento do 1º Prêmio Poços Gastronômica, iniciativa inédita que tem como objetivo valorizar e reconhecer a gastronomia de Poços de Caldas, destacando os melhores estabelecimentos e profissionais do setor,…
Foto: Divulgação

Você quer ter maior faturamento na Páscoa? Veja dicas que o Sebrae Minas preparou para o período

Poços de Caldas, MG - Quase 4 mil pequenos negócios em Minas Gerais especializados na fabricação ou comércio de chocolates vivem a expectativa de aumentar seu faturamento na Páscoa em 2025, de acordo com dados da Receita Federal. Durante esse…
Foto: Divulgação 

 Poços de Caldas apresenta potencial turístico na WTM Latin America e integra lançamento da Rota Vulcânica

Poços de Caldas, MG - A Prefeitura de Poços de Caldas, por meio da secretaria  de Turismo, participa da WTM Latin America, o principal evento do setor turístico no continente, que acontece até a próxima quarta-feira (16), no Expo Center…
foto: divulgação

Poços de Caldas começa a semana com 93 vagas de emprego

Poços de Caldas, MG - Neste início de semana, o Sistema Nacional de Emprego (Sine) em Minas Gerais apresenta mais de 14 mil e 362 oportunidades disponíveis. Os dados foram divulgados pelo Painel de Informações do Sine, atualizado pela Secretaria…
Foto: Divulgação

Ainda restam 32 vagas para ambulantes interessados em comercializar produtos na Festa de São Benedito

Poços de Caldas, MG - A Prefeitura informa que ainda restam 32 vagas para ambulantes interessados em comercializar produtos durante a tradicional Festa de São Benedito, que acontece entre os dias 1º e 13 de maio. Os interessados devem protocolar…
Foto: Divulgação

Prefeitura abre edital para participação de cervejarias artesanais no Dia do Trabalhador

Poços de Caldas, MG - A Secretaria Municipal de Turismo de Poços de Caldas publicou edital de chamamento para empresas produtoras de cervejas e chopps artesanais do Sul de Minas interessadas em participar da celebração do Dia do Trabalhador 2025.…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!