branck_27

Poços aprova Plano Anual de Aplicação de Recursos da Política Nacional Aldir Blanc

Data da Publicação:

27/04/2024

Poços de Caldas, MG – Na reunião ordinária da última terça-feira (23), o Conselho Municipal de Política Cultural de Poços de Caldas aprovou o Plano Anual de Aplicação de Recursos (PAAR) de 2024 para os investimentos, em âmbito local, dos recursos recebidos por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).
O Plano Anual de Aplicação de Recursos foi desenvolvido a partir do trabalho da Comissão Estratégica Local, formada por representantes da sociedade civil indicados pelo Conselho Municipal de Política Cultural e da Secretaria Municipal de Cultura. A aprovação no âmbito do Conselho Municipal de Política Cultural cumpre o preconizado na Lei 14.399, que institui a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura e o seu decreto regulamentador 11.740, que dispõe que o PAAR deverá ser elaborado pelo ente federativo, após a aprovação do plano de ação, ouvida a sociedade civil, preferencialmente por intermédio de seus representantes nos conselhos de cultura.
Integram a Comissão Estratégica da PNAB Gustavo Dutra, Marianna Gonçalves de Carvalho, Mariana Chaves Oliveira, Raissa de Melo e Lavínia Crestani do Vale, pela Secult, e Ricardo Valias, Dalmoni Lidijussi, Eliana Gaiga, Diego Belchior de Ávila e Guilherme Teixeira, pela sociedade civil. Esta foi a primeira etapa do trabalho da comissão.
“Agradecemos o trabalho realizado pelos membros da Comissão Estratégica Local. Agora, o PAAR segue para o Ministério da Cultura, via plataforma TransfereGov. Na sequência, serão publicados os editais locais da PNAB”, destaca o secretário municipal de Cultura, Gustavo Dutra.
O Plano Anual de Aplicação de Recursos (PAAR) é o documento necessário para que estados e municípios consigam executar os recursos recebidos por meio da PNAB. O instrumento é vital para dar seguimento à execução da PNAB, já que estabelece a execução das atividades previstas nos Planos de Ação já apresentados pelos entes federativos, a partir da preconização de uma ampla participação social.
A PNAB foi instituída pela Lei nº 14.399, de 08 de julho de 2022, para contemplar trabalhadores da cultura, entidades, pessoas físicas e jurídicas que atuam na produção, difusão, promoção, preservação e aquisição de bens, produtos ou serviços artísticos e culturais, incluindo patrimônio cultural material e imaterial.
O município de Poços de Caldas já recebeu recursos da ordem de R$ 1,2 milhão da PNAB, que já se encontram em conta específica desde o ano passado. A política prevê apoio a chamamentos públicos, prêmios, cursos, oficinas, performances, produções culturais, atividades de economia criativa e solidária e aquisição de bens e serviços.
Nesta semana, a Secult Poços também participou de uma oficina de capacitação com a equipe do Ministério da Cultura (MinC) voltada para os gestores dos estados de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro, sobre o Programa Nacional de Cultura, Educação e Cidadania – Cultura Viva, que visa estimular e fortalecer a rede de criação e gestão cultural, tendo como base os Pontos de Cultura. O secretário municipal de Cultura, Gustavo Dutra, participará da comissão nacional para a certificação de pontos de cultura.

Leia Também

Foto: Divulgação

Raphael Du Valle encerra turnê pela Espanha e prepara lançamento de novo disco no Brasil

Poços de Caldas, MG - Foram nove shows, mais de 15 dias entre estúdios e palcos, um disco gravado, muito groove, improvisações, trocas e muitas emoções. A primeira turnê internacional do baixista Raphael Du Valle passou pela Andaluzia e pela…
Foto: Divulgação

Nany People lança nova biografia: ‘Ser Mulher Não É Para Qualquer Um – A Saga Continua’

Poços de Caldas, MG - Em 2015, ao completar 50 anos, Nany People lançou a biografia “Ser Mulher Não É Para Qualquer Um”, que trazia histórias emocionantes sobre a sua trajetória de vida. Agora, em 2025, comemorando em grande estilo…
Foto: Divulgação

Poços será a primeira cidade brasileira a ser retratada em obra literária que aborda poesia, patrimônio e língua portuguesa

Poços de Caldas, MG - Poços de Caldas é o mais novo destino da encantadora coleção “Mapa da Poesia”, série de livros ilustrados voltada ao público infantojuvenil, criada pelo escritor José Santos e pela designer Iêda Alcântara. A obra será…
Foto: Divulgação

Ternos de Congos e Caiapós de Poços representam a essência da cultura mineira no maior evento de turismo da América Latina

Poços de Caldas, MG - Na última terça-feira, 15 de abril, os vibrantes tambores de Minas ressoaram mais uma vez na WTM Latin America, o maior evento do segmento turístico da América Latina, no Expo Center Norte, em São Paulo/SP.…
Foto: Divulgação

“Dom Quixote das Crianças” é a indicação de leitura desta semana

Poços de Caldas, MG - Na próxima sexta-feira, 18 de abril, é o Dia Nacional do Livro Infantil. A data celebra a obra do escritor Monteiro Lobato, nascido a 18 de abril de 1882, em Taubaté/SP. Dando sequência às sugestões…
Foto: Divulgação

Poços de Caldas recebe Marília Rossi para lançamento do livro “Fresta”

Poços de Caldas, MG - Em Poços de Caldas, um reencontro entre poemas e amigos. A escritora Marília Rossi retorna à cidade natal para o lançamento de seu primeiro livro de poesias, Fresta, publicado pela Editora Urutau, em 2023. A…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!